Um encontro Especial com Professor Renan e Palhaço Soluço

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

“Eu vejo o mundo pelos olhos da minha aldeia.”

Leon Tolstoi (1828-1910)

O encontro virtual dos Prés do dia 04 de maio de 2021, teve a participação mais que especial do Professor Renan  e o Palhaço  Soluço, um pedido  feito pelo Gael Lopes do Pre I aceito pelos Professores que gravam as propostas da TV Escola.

Foi um deleite o engajamento dos professores, das famílias e o entusiasmo das crianças!

 A iniciativa  desses encontros virtuais  vem abrindo um canal de escuta , endossando as propostas pedagógicas, e principalmente possibilitando  uma  nova  maneira de aproximar-se das crianças,  disparando possibilidades de construção de vínculo. Ao partilhar esse tipo de ação, o CMEI Centro Cívico e famílias somam esforços, estreitam laços, se tornam parceiros educação das crianças.

Essa nova maneira de “encontrar-se”, de acolher, vem  repertoriar os momentos de interação entre CMEI, crianças e famílias.

O encontrou iniciou com a "Criançada, Professorada, Parentada" do CMEI Centro Cívico. As crianças foram chegando, se cumprimentando, conversando: Olha a "Valentina"...Olha o "Gael"...Oi Professora... Olha o Professor Renan... Olha o Soluço... seu cabelo é colorido...Qual o seu nome? Quem é você? "Eu vejo voce na TV", dando o inicio para um dialogo, para brincadeiras cantadas, para cantar musicas. Alguns desenhos foram mostrados pelas crianças, conversaram sobre as brincadeiras favoritas, esconde-esconde, pega-pega, os brinquedos favoritos, os livros que gostam de ler, mostraram fotos da familia, os irmãos e irmãs, cantaram e falaram o quanto gostam de circo. As câmeras não deram conta de acompanhar toda a criatividade, o repertório, a imaginação e movimentação das crianças!

Neste contexto revela-se, o quanto as crianças pensam e sabem  eles e sobre o mundo, como vão compreendendo o que acontece a sua volta, vão articulando saberes, se apropriam dessa identidade, se resgatam ,valorizam o sentimento de pertencimento, e todas essas aquisições e culturas que se misturam, se ampliam, ompletam e se encaixam na construção de suas identidades e autonomia!

Com esse espírito reflexivo,  ao observar para além  de crianças e professores em suas janelas virtuais, fica a provocação : Aprender a escutarmos com o coração! E para isso temos que lembrar que  a criança , as famílias, e nós professores somos formados por emoções, sentimentos e movimentos, somos holísticos, e que é fundamental escutarmos todas as dimensões humanas.

Autor: Gerda dos Santos | Fonte: CMEI Centro Cívico
00297486.png
Encontro com Profº Renam e Soluço
1/4