“ Um currículo sustentado nas relações, nas interações e em práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências concretas da vida cotidiana, para a aprendizagem da cultura, pelo convívio no espaço da vida coletiva e para a produção de narrativas, individuais ou coletivas, através de diferentes linguagens. ” ( Parecer 20 / 2009)
Neste dia inesquecível havia chovido a noite muito forte e nosso Quintal ficou cheio de água da chuva.... Logo que as crianças chegavam ao CMEI seus olhares curiosos se direcionavam para a janela... lá eles observavam o Quintal e o parque repleto de água...
A curiosidade transformou – se em uma grande conversa.... As crianças queriam mostrar as professoras Cleonice Ribeiro dos Santos e Michele Cristina Franco suas percepções.... Para eles aquilo que tinha por trás da janela era como o mar... O tempo passou e com ele as crianças que chegavam também desfrutavam da novidade e encantamento...
Os olhares das crianças ainda continuavam a brilhar mesmo depois do café e as conversas ainda eram sobre a novidade daquela manhã .... As crianças tiveram a ideia de confeccionar barquinhos de papel para colocar na água da chuva acumulada no Quintal.... Ah! A diversão estava garantida e aos poucos começavam a seguir os barquinhos pela água...
Aos poucos as professoras começaram a perceber o interesse das crianças e incentivaram elas a entrar dentro da água da chuva e brincar com o barquinho de papel... Depois disso foi pura alegria e euforia! Só diversão!
As crianças nos provocam a uma Educação sustentada nas relações, nas interações, nas subjetividades, nas linguagens, nas experiências concretas da vida cotidiana... Ah ! Esse Quintal!
Na vida cotidiana, está a beleza pedagógica da Educação Infantil, de um currículo vivo, de uma beleza que causa estesia...
Autor:
Aline Eluize Cardoso e Cleonice Ribeiro dos Santos
|
Fonte:
CMEI Ciro Frare