O berçário único no nosso CMEI atende bebês de 4 meses a 1 ano e 11 meses. As professoras Francisca, Marcelina e Gracyelle, junto com a Pedagoga Gisele e Diretora Ana Beatriz, tem dedicado olhar para compreender as especificidades da ação pedagógica com os bebês desta turma, com o compromisso, orientado pelo Currículo (Curitiba, 2021, P. 13) de assegurar um olhar atento e uma escuta sensível às individualidades dos bebês e das crianças e, a partir dessas individualidades, organizar propostas coletivas com diferentes agrupamentos respeitando as singularidades, pois a Educação Infantil prima por promover encontros, relações e interações.
Desta forma, a inspiração na abordagem Pikler, foi pensada a partir da proposição do Currículo como “uma abordagem ampla e contextualizada, em consonância com o cotidiano dos bebês, das crianças, dos profissionais e de toda a comunidade, evitando artificializações e contemplando as particularidades de cada realidade. Dessa maneira, as unidades educativas têm autonomia para incluir em suas práticas outros temas, conforme suas necessidades.” (CURITIBA, 2021, p.57).
Assim, buscaremos propor um contexto investigativo que provoquem o brincar e o desenvolvimento livre dos bebês, a partir da afetividade, olhar, escuta, interpretação, reflexão e planejamento para significar a ação pedagógica no intuito de atender as especificidades dos bebês.
“Cabe frisar que bebês e crianças apresentam uma maneira peculiar de agir e pensar, envolvendo curiosidade, criação, brincadeira, imaginação e sensibilidade na relação com os outros, os objetos e as situações. Embora com pouca idade, já acumulam saberes e experiências, sendo capazes de produzir e reproduzir cultura, desenvolvendo, a partir das interações com outros bebês e crianças, os adultos e os diferentes espaços sociais, o seu modo próprio de ser e estar no mundo.” (CURITIBA, 2021, p.14)
Iniciamos o processo, com a curiosidade de conhecer e estudar sobre, com reflexão sobre a organização do espaço, tempo, materiais e ritmos, ao qual os bebês exercitem a sua liberdade, com respeito a seus ritmos e a seus processos, tendo movimento a partir de sua própria iniciativa, garantindo um desenvolvimento adequado de suas funções motoras e na construção da sua autoconfiança.
Tal autonomia, deverá ser conquistada com o apoio do adulto que se dá nesta relação de confiança e afetividade e do mobiliário, ao qual exploram e se sentem estimulados a se desafiarem a ganharem equilíbrio e motricidade motora, desenvolvendo a força física, a agilidade e a mobilidade, durante sua exploração, para subir, descer, girar, escalar, rolar, sentir, experimentar etc.
A nós é nosso dever fazer uma escola amavel e buscaremos essa construção coletivamente.
Aguardem noticias!
Autor:
Ana Beatriz Souza Cerqueira
|
Fonte:
CMEI Irmã Dulce