Um belo contexto e convite para a construção do olhar e para a escolha da criança no desenho de observação!!!

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

         Os desenhos de observação é uma experiência estética que possibilita ver com mais profundidade, aguçando todos os sentidos. Esta possibilita as crianças a desenvolver sua inata capacidade de observar, contemplar, analisar e sentir cores, texturas, formas, diferenças e semelhanças, pois promovem um refinamento dessas atitudes, visto que são essenciais para esse propósito.

As crianças do Pré I tem o desenho de observação como um contexto diario e nesta experiência observaram a flor da sua sala. Ao se depararem com as cores separadas para confecção do desenho, relataram às professoras que faltavam as cores verde e amarela, que também fazem parte da nossa florzinha.

Quanta sensibilidade dos nossos pequenos em perceberem essas particularidades, como aprendemos todos os dias com nossas crianças. A educação infantil é um caminho de mão dupla, adultos e crianças aprendem e ensinam diariamente, com experiência e convites com significatividade, buscando a expressão, criatividade, pensamento em um cotidiano leve que privilegie a criança e as infâncias.

 

Autor: Professoras Leslie, Lorena e Gleice - PA Jhenifer | Fonte: CMEI Centro Cívico
00404977.jpg
Desenho de Observação PRÉ I
1/11