A Equipe Gestora da UEI Pilarzinho desenvolveu um mural que retrata uma árvore dos desafios, em que semanalmente serão apresentados pequenos enigmas de diversos tipos para instigar nos estudantes a leitura, a interpretação de textos e o raciocínio lógico. O projeto está em consonância com o plano de ação e visa melhorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem da unidade.
“A atividade, apesar de simples, já está surtindo o efeito esperado. A todo momento vemos grupos de alunos parados em frente ao mural discutindo a resolução do enigma proposto. Desenvolvendo a comunicação, o raciocínio, a leitura, a interpretação e o trabalho em grupo. Os professores estão, também, instigando em sala de aula o exercício do pensar”, afirma o articulador Gustavo Prestini.
Na semana entre os dias 13 e 17 de maio, o desafio foi um anagrama. Quatro letras foram coladas na parede e o enigma dizia que havia seis palavras possíveis de serem construídas. A atividade repercutiu tanto entre os alunos que a professora Geruza Canton, levou as letras para a sala de aula e desenvolveu a criação de palavras com elas. “Esta atividade é muito interessante, pois podemos trabalhar diversas coisas, inclusive a ampliação vocabular e o dicionário”, apontou.
Autor:
Gustavo L. de S. Prestini
|
Fonte:
Pilarzinho, EM