TROPEIRISMO - OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO PARANAENSE

    Publicado por:  Maria Ozzores Marchiori

TROPEIRISMO – OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO PARANAENSE.

 

 

          O Projeto Rota dos Tropeiros reúne dezesseis cidades que surgiram no caminho dos tropeiros entre 1730 e as primeiras  décadas do século XX. Foi criado para divulgar a importância do tropeirismo para o povoamento do Paraná, o surgimento de cidades e a abertura de caminhos rurais e estradas. Além disso, o projeto promove o turismo, contribuindo para que a população tenha mais oportunidades de emprego e melhor qualidade de vida.     

O TROPEIRO E OS CAMINHOS DA COLÔNIA

Muitas pessoas se mudaram para a região de Minas Gerais quando descobriram que lá havia ouro e pedras preciosas. Todos queriam ficar ricos. Todos queriam encontrar riquezas, mas ninguém queria plantar! Sem plantações, o que o homem iria comer? Não havia estradas e nem transporte público naquela época. A dificuldade de chegar a região de Minas Gerais afetava muito o abastecimento de mantimentos. Tudo era difícil!

Os tropeiros eram homens que levavam alimentos e produtos para a região das Minas. Eles vendiam tudo!

Os tropeiros levavam rebanhos de mulas que carregavam suas mercadorias. As mulas eram os únicos animais capazes de cruzar aqueles difíceis caminhos carregando tanto peso.

Os tropeiros vendiam utensílios, alimentos, produtos de luxo, vestimentas e também suas mulas e bois. Os mineiros compravam as mulas para carregar o ouro e as pedras preciosas até os centros comerciais perto do litoral. Os bois serviam para a alimentação dos mineiros.

Na época do Brasil colônia, não existia correio e nem jornal. Os tropeiros levavam as notícias, cartas e recados de um lugar ao outro. Os tropeiros ajudaram na comunicação entre as pessoas.

Nos caminhos percorridos pelos tropeiros, eles desbravavam matas e florestas, utilizavam ou criavam novos caminhos. Pousos eram os locais onde os tropeiros descansavam. Eram construções simples. O telhado de palha era sustentado por pedaços de madeira enterrados no chão. E havia  pasto para as mulas.

Fonte: Livro Didático – História do Paraná (Grazielle Rollemberg)

Resumo – Abrindo Caminho

Vídeos – Globo rural

Os Tropeiros – As Viagens que mudaram o mapa do Brasil

·         Começa a Marcha

·         A travessia

·         A jornada Final.

Projetos – 5ºs anos A/B/C/D

Profªs – Rosiane/Eliste/Claudia. (Manhã/Tarde)

·         Degustação – Preparado o prato originado pelos Tropeiros pela Inspetora Escolar Eva Kublinski Andrade.     

Autor: Leonor Castellano, EM | Fonte: EMLC
00042371.jpg
OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO PARANAENSE.
1/11