Por meio da oficina pedagógica: Somos frutos das raízes curitibanas: da imigração à cidade educadora e Ação do Programa Linhas do Conhecimento: Trilhando Curitiba os alunos do 5º ano A foram em aula de campo conhecer a cidade de Curitiba, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental.
Com aulas por meio de visitas orientadas, se objetiva: promover o fortalecimento da consciência urbana; aprimorar o conceito de sustentabilidade e de identidade cidadã por meio da pertença dos sujeitos aos espaços da cidade. Bem como, abranger a ODS nos Objetivos 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; 11.4 Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo; 11.7 Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.
Os alunos ficaram encantados, ao fazer visitas orientadas por parque ou bosque da cidade, os estudantes têm contato direto com a natureza e aprendem mais sobre espécies nativas (araucária, erva-mate, pitangueira, bromélia, orquídea, guabiroba etc.), a fauna que habita aquelas áreas (como preás, quero-queros, tico-ticos, gambás) e até aspectos históricos dos parques e bosques da cidade.
Descobrem, de maneira agradável, ao ar livre, alguns aspectos e elementos da natureza que desconheciam; e também valorizam ainda mais, o quanto é importante sua conservação e preservação.
Autor:
Glória C. R. S da Silva Boni
|
Fonte:
Escola Municipal C.E.I. Bela Vista do Paraíso