Escola Municipal Rio Negro, Escola Municipal

logo escola

Três porquinhos

Publicado por:  Andressa da Silva Sant'helena

Floresta? Lobo? Porquinhos se escondam...

Com o objetivo de ampliar a atenção visual, a concentração, a coordenação motora e a criatividade, a professora Viviani de Fátima Glok lançou um desafio aos alunos do 2º ano A da professora Maria Ivete. Com sete peças específicas, criar e montar um porquinho.

Para iniciar a atividade, a professora conversou sobre a  história e as atividades já realizadas pela professora Ivete. Em seguida, lançou o desafio. Ao entregar as peças, alguns alunos já foram tentando imaginar como montar, encaixando as pecinhas. Bianca de 7 anoscomentou: "Será que é assim profe?". Maria Eduarda falou: "Aaaa uma parte é o corpo". Vitor de 7 anos comentou: "Já sei, essas luas podem ser as perninhas e o rabinho".

E assim, foram montando, ganharam olhinhos, desenharam o focinho e alguns pintaram.

Depois de terminado, a professora os convidou para ir no jardim do farol. Chegando lá, pediu que imaginassem uma floresta e que o lobo estaria ali para pegar os porquinhos como na história e eles teriam que se esconder quando ele aparecesse.

Foi uma euforia só. Estavam todos distraídos passeando e conversando quando de repente o lobo apareceu e correu atrás dos "porquinhos". Muitos gritos e correria à procura de um esconderijo.

Aprendizagem, diversão, vivência significativa, ajuda ao outro, emoção.

Autor: Viviani de Fátima Glok | Fonte: E.M. Rio Negro
00195620.jpg