Transição para o Ensino Fundamental

    Publicado por:  Elaine Cristina Aparecida Ferreira de Oliveira

     O ingresso das crianças numa instituição requer uma articulação entre família e profissionais que possibilite que a criança sinta-se acolhida, reconhecendo aos poucos novas formas de convivência no coletivo. Já a transição requer uma articulação entre família e profissionais, entre os(as) profissionais atuais e os que virão a fazer parte da vida da criança e entre crianças de diferentes faixas etárias. Esse processo de integrar relações que são importantes para a criança precisa estar no centro do projeto político- -pedagógico de cada instituição, lembrando sempre de olhar e ouvir as crianças em seu cotidiano.(Prefeitura Municipal de Curitiba - Processos de Transição das crianças - práticas e reflexão)

   No último dia 15 de agosto (quinta-feira), a turma do Pré II A do CMEI Maria Aparecida B. Hartmann foi conhecer a E.M. Tanira Regina Schmidt, como parte do processo de transição para o ensino fundamental. Percebemos, como unidade de ensino, a importância desse momento para nossas crianças, onde todos os anos realizamos uma parceria com a escola com o intuíto de trocar experiências entre os profissionais que atuam com as turmas de 1º ano e que, no ano de 2020 estarão recebendo nossos pequenos nas escolas.  As crianças tiveram a oportunidade de trocarem experiências entre si, ouviram uma bela contação de história e participaram de um lanche coletivo que ocasionou grande alegria para todos.

Autor: Maria Aparecida Buscardin Hartmann, CMEI | Fonte: PRÉ II A