Transição para o ensino fundamental: Ritos de passagens

    Publicado por:  Aline Eluize Cardoso

A criança é o centro de planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que nas interações, relações e práticas cotidianas vivencia, constrói sua identidade coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

As crianças em nosso Quintal, nas salas de atividades e nos corredores da unidade são questionadoras, investigativas, curiosas, protagonistas, críticas e políticas...

Pensar a prática educativa a partir dos diálogos com as crianças é como definir um roteiro de viagem, em que elas nos apresentam possiblidades de experiências, e os trajetos se dão na parceria com o grupo e seus desejos, devemos estar abertos a novidades, valorizando os significados frente ao novo... As marcas afetivas são parte essencial dos processos de aprendizagens....

Entender a criança como um todo, sujeito da história e da cultura, além de ser por elas produzidas, implica em co – responsabilidade na transição entre diferentes etapas da educação básica. Neste sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ( MEC 2010), coloca que na transição para o Ensino Fundamental, a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental. È por meio do planejamento com estratégias delineadas junto á escola que as crianças terão a oportunidade de conhecer o ambiente escolar, vivenciar propostas e familiarizar – se com a rotina escolar.

Esta criança nos interpreta, questiona, e a ela direcionamos outros olhares, outros jeitos que acolha a criança em sua inteireza: nas suas singularidades e no que constitui na relação com o outro.

Assim as transições ganham ritos de passagem... Nesse sentido despedir – se da educação infantil requer aventuras e desafios... Para que os ritos de passagem sejam feitos com sensibilidade, carinho e afeto propomos uma visita a um lugar misterioso da Cidade de Curitiba...

Para tanto as crianças e suas famílias receberam dicas de onde está localizado este lugar... As dicas foram: 1. È um lugar na cidade de Curitiba, 2. Fica localizado a 10 km do CMEI, 3. Atenção para o trajeto: Vai passar pela estação tubo Osternack, Linha do Trem e Terminal do Boqueirão, 4. È um lugar para se aventurar  - se... Com essas dicas as crianças e suas famílias estarão no sábado ( 30 de novembro) visitando um lugar misterioso... Você conseguiu desvendar esse mistério?

 

                        

Autor: Ciro Frare, CMEI | Fonte: Aline Eluize Cardoso
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