As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNEB), de 2013, apontam que a transição entre as etapas da Educação Básica e suas fases requerem formas de articulação que assegurem aos educandos, sem tensões e rupturas, a continuidade, de seus processos peculiares de aprendizagem e desenvolvimento.
Dessa forma acreditamos que tão importante quanto a transição do CMEI para a Escola é a transição do CMEI para a Pré escola, fato peculiar de nossa unidade por trabalharmos com crianças de 0 a 3 anos, que no ano seguinte passam a freqüentar em sua grande maioria a Pré Escola Lala Schneider.
O período que passam no CMEI Sylvia Orthof é de grande valor pois muitos são confiados a nós ainda bebês, tornando o vínculo ainda maior entre família e CMEI. Com base nessa demanda e buscando aproximar as famílias da nova unidade e a as crianças aos novos espaços, professores e práticas, a equipe gestora de ambas as unidades se reuniram para traçar ações de qualificação para esta transição.
Dentre essas ações buscamos contemplar o conhecimento, repertório e a troca entre profissionais como primeira ação. As professoras da Pré Escola Lala Schneider foram convidadas a visitarem o CMEI Sylvia Orthof e conhecerem a organização do espaço, as profissionais, as práticas desenvolvidas, o processo de registros realizado além do espaço físico e do principal: nossas crianças. Durante uma semana todos os dias recebemos visitas da equipe Lala Schneider.
Nossas professoras também tiveram a oportunidade de conhecer a unidade vizinha e trocar com as profissionais de lá informações, práticas dentre outros elementos importantes. Conheceram o espaço em que no próximo ano seus pequenos habitarão podendo assim trazer referencias desse espaço aos pequenos. O mais gostoso de toda essa troca foi reencontrar as crianças que já freqüentaram nossa unidade e com um abraço caloroso sermos recebidas.
Quão importante esse momento foi para crianças e professores, representando uma escuta atenta as ansiedades de pais, professores e crianças ao passarem por essa transição. Por meio dessa prática, “entendendo a criança como protagonista” as profissionais “tiveram um olhar sensível para:
- os saberes de sua experiência a fim de organizar práticas que façam sentido;
- o diálogo e observação constantes sobre ela e com ela;
- os laços relacionais entre adultos e crianças, envolvendo as famílias;
- o acolhimento e pertencimento ao novo espaço.” (p.8)
Esse “conjunto de ações repercutiu num maior entendimento das propostas desenvolvidas em cada etapa, seus propósitos e buscas, aproximando profissionais e ideias a respeito da necessidade de olharem para as crianças e suas singularidades, buscando compreender aquilo que realmente é importante para elas, principalmente no momento em que transitam entre uma etapa e outra(...) (p.7)
Nosso maior intuito é que esse momento seja especial e de crescimento para todos. Assim, as próximas ações também já foram traçadas e vão contar com a participação das famílias e com a presença das crianças na unidade em que ainda não conhecem. Os pequenos estão eufóricos para esse momento.
REFERÊNCIA: Processos de Transição das crianças da educação infantil: práticas e reflexões. Prefeitura Municipal de Curitiba, 2016.
Autor:
Tamara Juliana Pereira Andrade
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Fonte:
CMEI Sylvia Orthof