Transição Escolar: preparando para um novo ciclo

    Publicado por:  Fernanda Sayuri Matumoto

Transição Escolar: preparando para um novo ciclo

                As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, aprovadas em 2010 pelo Ministério da Educação (MEC), apontam a necessidade de as instituições de ensino assegurarem que a transição ocorra de forma a dar continuidade aos processos de aprendizagem e de desenvolvimento, de buscar elos de ligação entre o que se propõe como trabalho de qualidade para as crianças.

             Novos colegas, professores, conteúdos mais complexos e espaços diferentes são alguns dos fatores que mais abalam as crianças durante a transição de uma etapa de ensino para outra.

A Educação Infantil é mais focada na recreação e os educadores têm a missão de ensinar através de brincadeiras. Por sua vez, o Ensino Fundamental começa a exigir mais responsabilidades do aluno com o intuito de prepará-lo para as etapas seguintes.

No dia de hoje pela manhã nosso CMEI recebeu com muito carinho as crianças da turma de 1ºano da Escola Municipal Augusto Cesar Sandino. Estudantes, professores e pedagoga foram acolhidas com uma linda História “A Estrelinha que caiu do céu” contada pela professora de educação infantil Mary.

               Após as crianças da escola relataram um pouquinho de como é a escola. A Analice que foi criança  do CMEI ano passado e hoje estudante do Sandino, foi a mentora da turma contando como é a escola. Segundo ela diz: “A escola é muito grande! Temos muitos professores! “Tem lição para casa”! O parquinho é gigante!” “E alguns alunos até já sabem ler”!, ou seja, muitas novidades esperam nosso pequenos.

             Em um gesto de carinho, os estudantes confeccionaram um lindo convite para cada uma de nossas crianças comparecerem no dia 02/10/2019 na Escola. O convite foi recebido de forma calorosa entre abraços calorosos dos estudantes.

            Para finalizar a nossa manhã, as crianças foram até o parque brincar com os estudantes, trocando experiências e brincadeiras.

          Obrigada Escola Municipal Augusto Cesar Sandino pelo carinho.

Autor: Jardim Aliança, CMEI | Fonte: FERNANDA SAYURI MATUMOTO