TRANSIÇÃO DO MATERNAL II - MUDANÇA DE UNIDADE

    Publicado por:  Mariangela Zem Maoski

"As instituições de educação infantil vivenciam todos os anos o ingresso e a saída de crianças no seu contexto educativo, acolhendo as que chegam e se despedindo das que vão para outra instituição. Esse transitar das crianças, ou seja, suas trilhas, seus percursos, suas passagens, suas andanças, suas travessias e caminhadas marcam suas vidas, portanto os adultos envolvidos nesse processo, família e profissionais, precisam mobilizar ações que garantam a vivência dessas passagens de forma mais tranquila, sem angústias ou preocupações. " (In Processos de transição das crianças da Educação Infantil - práticas e reflexões, p.9)

Pensando na melhor forma de realizar essa transição a equipe gestora do CMEI Xaxim reuniu-se com a equipe gestora do CMEI Tiradentes para onde a maioria de nossas crianças do Maternal II vai ao dar continuidade na Educação Infantil, e juntas organizaram com muito carinho uma visita com as famílias no CMEI de destino, no caso, CMEI Tiradentes, em dias alternados.

Inicialmente as famílias do CMEI Xaxim foram convidadas a participar de uma conversa com a diretora Mariangela que explicou a importãncia deste momento para uma transição tranquila e calma das crianças. A partir daí as famílias agendaram um dia para irmos visitar o CMEI Tiradentes. No dia marcado as famílias chegaram, as crianças deixaram suas mochilas, tomaram café e junto com as professoras, a diretora e a pedagoga, seguiram a pé até o CMEI Tiradentes, que fica localizado a poucas quadras do CMEI Xaxim. No trajeto muita expectativa, conversa e algumas descobertas. Chegando no CMEI Tiradentes nossa equipe foi recebida pela diretora e pedagoga da Unidade.

Muita curiosidade e alguma ansiedade foi percebida nos olhos de nossas crianças e de suas famílias também. Fizemos um passeio ao redor do CMEI conhecendo o espaço externo e um pouco da história do "Casarão", nome que também é conhecido o CMEI Tiradentes, relatado pela diretora Rita. Em seguida as famílias foram acolhidas no refeitório para uma conversa com as diretoras de ambas as Unidades enquanto as crianças brincaram com novos amigos nos espaços organizados carinhosamente pela equipe docente daquela Unidade.

Ao final da conversa com as famílias e esclarecidas dúvidas, os familiares conheceram as salas e o espaço interno, foram orientados quanto aos documentos que serão necessários para a matrícula das crianças. Assim nos despedimos e ficamos desejosos de que todos tenha apreciado estes momentos juntos.

Agradecemos imensamente a acolhida da equipe de profissionais do CMEI Tiradentes e temos certeza de que o nosso objetivo de proporcionar uma mudança segura e sem impacto para nossas crianças foi atingido.

Autor: Xaxim, CMEI | Fonte: CMEI XAXIM
00159754.jpg
Acolhida
1/18