Transformando o giz de cera

    Publicado por:  Marianita Truch Klamas

Para as crianças da Educação Infantil, principalmente da fase dos Berçários, todas as transformações da natureza parecem mágicas. Neste clima de magia das relações naturais, o Berçário II transformou o calor em obra de arte.

Nesta linda atividade intitulada “Transformando o Giz de Cera” as crianças vislumbraram a oportunidade de observar a transformação dos objetos, neste caso com o calor. Primeiramente, as educadoras Ana Fátima Castelo, Juliani Oliva Pioto e Marcia Luciane Correa Jimenez prepararam o material: papel cartão amarelo, giz de cera de cores variadas, papel para forração do chão, fita crepe e secador de cabelo. Com toda lista em mãos elas colaram os gizes de forma ordenada no papel cartão e com grupos de crianças convidaram os pequenos para entrarem no mundo mágico das transformações!

Cada criança do Berçário II teve a oportunidade de participar da obra individualmente, segurando o secador de cabelo em frente ao giz de cera, para que estes, com o calor, derretessem e em sua forma líquida. Assim ocorreria a “metamorfose” para uma arte original e única em sua singularidade!

A atividade está exposta esta semana em nosso espaço da recepção destinado para as obras de arte. Esta atividade de investigação e protagonismo infantil tem espaço garantido em nosso CMEI, atrelando momentos significativos e de descobertas com autoria de nossas crianças.

Neste mundo de fenômenos das Relações Naturais ainda temos muito que descobrir com nossas crianças. Qual será a próxima aventura?  

Autor: Marianita Truch Klamas | Fonte: Ana Castelo, Juliani Pioto e Marcia Jimenez - BII
00036110.jpg
A obra das crianças do Berçário II está exposta em nossa recepção para apreciação da comunidade integrante do CMEI Vila Torres.
1/5