Transformação da borboleta

    Publicado por:  Juliana Cristina de Morais Domingos

As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Doutor Arnaldo Carnasciali estão participando do projeto “Guardiões da Natureza” que está sento desenvolvido com a orientação da professora Maria Osélia de Barros e da educadora Ana Paula Lechenakoski Santos, tem como objetivo estimular as crianças a respeitarem e cuidarem dos insetos. Uma das propostas foi a de por meio de uma experiência conhecer as etapas do desenvolvimento e o ciclo de vida da borboleta (metamorfose).

As atividades foram planejadas de acordo com a colaboração das famílias nas pesquisas em parcerias com os filhos pois os familiares nos contaram o que sabiam das borboletas. O acompanhamento das fases da borboleta se deu através de registros diários em roda de conversa, na qual as crianças observaram a lagarta com uma lupa e relataram para que o registro fosse feito de como a lagarta estava e qual foi o desenvolvimento (de um dia para o outro) da mesma . Desta forma foi sendo realizado o diário da lagarta, através dos relatos e dos desenhos das crianças  do desenho.

Foi uma surpresa quando observando lagartário e vimos que lá estava uma linda borboleta. As crianças ficaram encantadas e escolheram um nome para a borboleta que foi XUXA pelo fato de ser de cor branca. Num outro momento, reunimos toda a turma no pátio do CMEI para que a XUXA fosse morar na natureza e então soltamos a borboleta. Com certeza muitos aprendizagens ocorreram neste processo!

Autor: Doutor Arnaldo Carnasciali, CMEI | Fonte: Professora Osélia
00010512.jpg
Projeto da turma Pré. Natureza
1/4