Trabalhos expostos realçam a beleza da Primavera, no CEI David Carneiro

    Publicado por:  Eliane Carolina Dias Sobrinho Gonçalves

Dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore no Brasil. A árvore além de ser uns dos principais símbolos da natureza é o maior bem natural que a humanidade possui. Existem inúmeras espécies de árvores, sendo elas fundamentais para a vida no planeta Terra, pois aumentam a umidade do ar, produzem oxigênio, diminuem a temperatura, muitas delas dão frutos, entre outros benefícios e utilidades dessa preciosidade.

Pensando neste contexto, a professora Maria Ivone que trabalha com a Prática de Educação Ambiental, na Escola Municipal CEI David Carneiro, desenvolveu uma sequência de atividades que visaram ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância da árvore para os seres vivos.

Quando abordou o tema “Desmatamento”, a professora não sabia que iria despertar tanto o interesse dos alunos: “Sabendo que existem mais de quatro mil espécies catalogadas, ficaria difícil conhecer todas. Então, escolhemos algumas, para aprofundar os conhecimentos dos alunos”, diz Maria Ivone.

As mais exploradas foram Ipê Amarelo, que é o símbolo da bandeira brasileira; a Araucária, símbolo do Paraná; Pau Brasil, por ser a árvore que inspirou o nome do país e está praticamente em extinção. “Isso motivou os alunos e então pesquisamos outras espécies com ameaça real de extinção”, explica.

Enquanto caminhamos pelo interior da escola, podemos ver os frutos desse belíssimo trabalho, da professora Maria Ivone, expostos nas paredes. A primavera chegou no C. E. I. David Carneiro.

Autor: CEI David Carneiro, EM | Fonte: Eliane Carolina Gonçalves
00084712.jpg
ipe
1/6