Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Trabalho desenvolvido pela EM Pilarzinho é prestigiado em jornal do bairro

Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

O trabalho desenvolvido pelos profissionais da Escola Municipal Pilarzinho foi prestigiado na edição de abril do jornal homônimo do bairro.  O texto escrito por Gustavo L. de S. Prestini, Siméia Araujo Brasileiro, Sueli Erthal Bazani, Cintia C. Cavalheiro Ribas e Sonia Nadur ganhou uma página inteira com a edição do jornalista Thiago Lucca. Leia abaixo o texto na integra:

Escola Municipal Pilarzinho a serviço da educação no bairro

Uma instituição de ensino que merece respeito. Desta forma esta sendo reconhe­cida por todos no bairro e também demais regióes de Curitiba a Escola Municipal (EM) Pilarzinho. Com apenas cinco anos de sua fundação, a escola conseguiu reduzir a evasão, a infrequência, bem como aumen­tou o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O cuidado com o processo de aprendizagem da criança se da desde a acolhida pelos portões, até o momento em que ela vai embora, passando por uma equipe qualificada, criativa e inovadora que preza pelo desenvolvimento crítico e cidadão do aluno. "Percebemos que todos estão buscando o melhor para as crianças e isso é muito importante", diz a professora Josiane Pereira do Nascimento em entrevista ao Pilarzinho Noticias. Desse modo, o número de faltas foi reduzido em 46% de 2014 para 2017, a escola aumentou seu IDEB emum ponto, alcançando em 2015 a meta do município esperada para o ano de 2019, sendo que o índice de alunos desistentes foi reduzido para zero.

A escola tem como missão promover um ensino de qualidade, propiciando ao estudante formação integral para sua participação ative no exercício da cidadania, com base na ética, no compromisso, na organização, na gestão democrática e na capacidade de desenvolvimento. Para isso se embasa na corrente pedagógica ceciointeracionista, que propõe o desenvol­vimento alicerçado sobre o plano das interações. "Meu filho já passou por três escolas e aqui me surpreendeu. Eu tinha um certo preconceito pela localidade da escola, apesar de ser moradora antiga aqui no bairro Pilarzinho. Mas ela é maravilhosa e funciona muito bem", afirma Ana Paula Kohut Jacoby.

As aulas são ministradas com o intuito de desenvolver o senso critico, o protege-cismo cidadão e a aprendizagem de qualidade, capacitando o aluno para a vida em sociedade. A cidadania já se refete dentro da unidade, "As crianças estão aprendendo a considerar esse espaço (a escola), a valorizado, então é realmente uma satisfação estar aqui", afirma a professora Rosemeire de O. Lúcio. Este cuidado com a preparação e com o desenvolvimento das aulas se refete nos estudantes que participam ativamente do processo e demonstram prazer em estudar. "Minha filha Stephany está no 4.° ano e ama essa escola. Ela não falta de jeito nenhum, tem prazer de sair de cace e dizer mãe eu estou indo para a escola! Caso ela precise faltar, ela começa a chorar", afirma a mãe Ingrid Bento Lopes.

A escola divide sua infraestrutura com o Colégio Estadual Emiliano Perneta, num regime de dualidade administrativa, no qual, duas instituições funcionam num mesmo local. A EM Pilarzinho foi fundada para atender os estudantes do Ensino Fundamental I, que abrange cinco turmas do 1.° ao 5.° ano, no período da tarde, com a opção do contraturno escolar pela manhã, com três turmas, atendendo 75 crianças em período integral. A partir de sua fundação a infraestrutura do local passou por adequa­ções para melhor atender es objetivos do município. 'As coisas mudaram bastante, sempre para melhor. Eu fico contentar", afirma a professora Livete Kindlemann.

A comunidade tem acolhido a EM Pilarzinho e ajudado no desenvolvimento de uma escola de qualidade. 'Nós pais não fazemos nada sozinhos, somente os professores e diretores também não, muito menos os alunos. Temos todos que estar­mos unidos para a escola ficar melhor", afirma Patricia de Camargo Otávio, mãe do Douglas do terceiro ano. Desse modo a escola e a comunidade vão caminhando unidas em um só propósito: o compro­misso com a educação de qualidade.

Autor: Gustavo Leandro de Siqueira Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
Jornal Pilarzinho