Trabalhando com expressões e sentimentos, confecção do cartaz de emoções

    Publicado por:  Neusa Cavalheiro de Lima Camargo

     Na oficina de apoio de Língua Portuguesa, a professora Edinéia Bernardo, trabalhou com alunos do 4º ano A, leitura e interpretação de imagens e expressões, representação por meio da escrita, associação da intencionalidade da escrita (frase/fala) com as expressões de personagens.

      Após trabalharmos com HQ’s e seu elemento principal que é a ilustração, pedi às crianças que focassem nas expressões dos personagens e adequassem “falas” e pontuações condizentes ao que o ilustrador representou. Abordamos sobre as questões das linguagens que não somente são por meio da escrita mas das expressões também. Solicitei que observassem e interpretassem imagens de “emojis” (passei no telão/projetor) verbalizando que cada uma estava representando, pedi que relatassem verbalmente e por meio da escrita situações que correspondiam com as imagens apresentadas. Finalizamos confeccionando um cartaz e as crianças representaram por meio do desenho e verbalmente o que estavam sentindo, inclusive suas emoções.

      Os alunos comentaram “Eu fico triste quando volto de viajem da casa da minha avó”, “Fico envergonhado quando tenho que cantar o hino nacional da frente de todo mundo”, “Sou esperta quando a professora faz tarefas muito fáceis”, “Fico triste quando minha mãe não deixa eu ir para o treino”

     As crianças tiveram a oportunidade de compartilhar o que sentiam, verbalizar e registrar, sem contar na experiência que tiveram de expressar o que sentem.

Autor: CEI Érico Veríssimo, EM | Fonte: Prof Edinéia Bernardo - Apoio de Língua Portuguesa
00186077.jpg
Expressões e sentimentos
1/7