Trabalhando atividade de encaixe

    Publicado por:  Lucimara Aparecida Muratori

Na sala do Maternal I A com a equipe de permanência Lucimara, Glaura e a professora da sala Jaciara realizaram esta atividade tão prazerosa para as crianças, uma atividade casual, que será repetida, sempre que possível.

 Montando quebra-cabeça a criança desenvolve o raciocínio lógico, a coordenação motora, a criatividade, a percepção das formas ao juntar as peças e a curiosidade para visualizar a figura montada. E ajudam as crianças a perceber diferenças de forma, peso, cor e som. Interagindo com eles, as crianças percebem a função e as propriedades dos objetos: Brinquedos de encaixar, montar, lançar, rebater, chacoalhar, empilhar quais deles se movem, que fazem barulho, os flexíveis, os rígidos, os pequenos, os grandes, os coloridos e assim por diante. As peças podem ser empilhadas, montadas e encaixadas, criando novos formatos. Permitem aos pequenos testar seus limites e descobrir o que podem fazer com elas.

Os pequenos entendem as ligações entre suas ações e o resultado que elas provocam - ou seja, têm um primeiro contato com a noção de causa e consequência. Mas a compreensão leva tempo e depende da repetição.

E na educação infantil o trabalho é repetido de diversas formas.

Autor: Érico Veríssimo, CMEI | Fonte: Equipe Permanência
00099653.jpg
Trabalhando com materiais de encaixe
1/6