TRABALHANDO A TEORIA DA EVOLUÇÃO

    Publicado por:  Jacqueline Sobocinski

TRABALHANDO A TEORIA DA EVOLUÇÃO

A professora Elaine de Assis, regente de ciências e tecnologia da educação, trabalhou a teoria da evolução, segundo Charles Darwin. A professora iniciou realizando um estudo e reflexão sobre a teoria, por meio de debates, a mesma instigou os estudantes a pensar sobre o ser humano, o que eles pensavam sobre isso, quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Será que viemos do macaco ou de Adão e Eva? Diante os questionamentos, os estudantes colocaram suas opiniões e se interessavam cada vez mais pelo tema.

A proposta da teoria se deu por meio da  questão do pescoço da girafa, onde Darwin explica que cada espécie evolui conforme seu habitat, ou seja, a girafa não nasceu com o pescoço longo, mas teve que evoluir, expandir seu pescoço para conseguir se alimentar,  já que as árvores são altas.

Estudamos também que outro autor, Gregor  Mendel, considerado o pai da genética, afirma o contrário de Darwin, se referindo que evoluímos de outras espécies, assim como os animais, plantas, com as mesmas características biológicas, hereditariedade, não importando o seu habitat.

Após estudos confeccionamos o navio de Darwin, dobradura, a girafa desenhada e pintada com tinta guache para exposição no mural da sala. O trabalho com ciências, mais do que estudos e reflexões, requer experimentação e descobertas, entretanto oportunizar os estudantes a estas descobertas instigará o espírito científico, a curiosidade e a busca pelo conhecimento.

Autor: CEI Maestro Bento Mossurunga, EM | Fonte: Professora Elaine de Assis