Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Trabalhando a matemática com a metodologia de rotação por estações

Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

A Professora Geruza Canton, da Prática de Acompanhamento em Matemática, utilizou com o Grupo 1 da Unidade de Educação Integral Pilarzinho a metodologia de rotação por estações para trabalhar de maneira lúdica, dinâmica e divertida o sistema de numeração decimal.

A sala foi dividida em seis estações e, em cada uma delas, os estudantes puderam manipular diferentes materiais, entre eles tampinhas, massinha de modelar, palitos de sorvete que estavam inseridos em diferentes situações de aprendizagem: quantificação, comparação, ordenação, construção do símbolo numérico, entre outros. “Foi um momento muito significativo, pois a organização por rotação de estações me permite acompanhar todos os grupos, fazendo as interferências necessárias e levantando as situações-problema”, afirma a professora.

Uma das estações continha o jogo “As duas mãos”, que amplia progressivamente o campo numérico, investigando as regularidades do sistema numeral decimal para compreender o princípio posicional de sua organização.  “Este jogo faz parte do caderno do PNAIC e ajuda o estudante a estabelecer relação termo a termo, construir noções do sistema numeral e utiliza os dedos das mãos como base”, afirma Geruza.

Autor: Gustavo L. de S. Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
00207345.jpg
Rotação por estações e a matemática