Torneio Juvenil de Robótica (TJR)

Publicado por:  Denise Bechtloff dos Santos

As equipes de robótica Team Action, do CMAEE Maria Julieta Alves Malty, e Conectados ômega e Conectados Delta, ambas da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, participaram da etapa Nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em São Luis, no Maranhão, de forma brilhante.

O evento aconteceu na praça de eventos do Golden Shopping Calhau, na capital maranhense, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Maranhão e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), com a participação de estudantes de Ensino Fundamental e de Ensino Médio de todo o Brasil, classificados nas regionais estaduais.

As equipes da SME participaram da etapa estadual, no mês de agosto, em Curitiba, e foram classificadas para o nacional, na modalidade “cabo de guerra”.

Nessa modalidade, o objetivo é criar um robô que consiga puxar outro robô, não colaborativo, ou seja, que estará fazendo força no sentido contrário, através de um “cabo”, retirando-o da área delimitada, sem ser retirado de sua própria área de trabalho – como a tradicional brincadeira de criança.

As equipes, compostas por 4 estudantes cada uma, viajaram na última quarta-feira, dia 22 de novembro, acompanhadas pelas professoras Joselita Laskoski (Team Action/CMAEE Maria Julieta), Alessandra dos Santos (Conectados Ômega e Delta/EM Cel. Durival Britto) e Leila Marcia da Silva (Gerência de Tecnologias e Mídias Digitais/SME), e retornaram no domingo, dia 26, com vitórias e muitas novas experiências.

A equipe Team Action foi a campeã do “cabo de guerra” no nível 2, sendo assim classificada para a etapa mundial, ainda sem local definido, a acontecer no ano de 2018.

A equipe Conectados Delta ficou com o segundo lugar na mesma categoria.

Já a equipe Conectados Ômega competiu no nível 1, ficando com o 3º lugar.

Atualmente, 6 escolas e 1 CMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) desenvolvem o projeto de robótica, sendo as equipes e seus professores assistidos pela Gerência de Tecnologias e Mídias Educacionais.

Para maiores informações sobre o projeto, entre em contato com a Gerência de Tecnologias e Mídias Digitais da SME – (41) 3350-3086.

Autor: SME | Fonte: Gerência de Tecnologias e Mídias Digitais
TJR