Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
p.70- Currículo da Educação Infantil: Diálogos com a BNCC
O brincar é um dos direitos de aprendizagem das crianças e dos bebês. É também pela brincadeira que as práticas pedagógicas são estruturadas no CMEI. O brincar e regulamentado por lei e é para as crianças uma das formas de comunicação e experssão. Quando a criança brinca, ela desenvolve a criatividade, os pensamentos, o raciocínio lógico e outras habilidades. O brincar preciso ser levado a sério pelos adultos que precisam organizar intencionalmente tempos e espaços para que a brincadeira aconteça. Ao brincar as crianças criam e recriam acontecimentos em um faz de conta e é neste jogo simbólico que muitas aprendizagens acontecem.
Autor:
CMEI JEQUITIBÁ
|
Fonte:
CMEI JEQUITIBÁ