As interações e a brincadeira são os eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil por meio dos quais bebês e "crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização." (BRASIL, 2018). A brincadeira, como prática social e cultural, marca intensamente a infância e é o modo como os bebês e as crianças podem conhecer-se, sentir e compreender o mundo, dando significado às relações e às interações que sustentam as aprendizagens e o desenvolvimento. (...) As brincadeiras, enquanto práticas sociais, fortalecem o sentimento de pertencimento social. Quando observadas e vivenciadas pelos bebês e pelas crianças, inclusive na unidade educativa, promovem ampliação de repertórios, passando por transformações e produzindo novas formas de brincar. (BRASIL, 2018).
Sendo assim, o CMEI Vila Vitória, garantindo o direito das crianças ao acesso à cultura e à brincadeira, promoveu durante a semana de 10 a 15 de outubro, diversas propostas, ressaltando o sábado de Integração com as famílias, em que houve apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Sobral, contação de história com a Bruxa do Bosque Alemão, Oficina de leitura e contação de histórias, Oficina de jogos, a proposta Adote uma Boneca, Oficina de Massagem para os bebês, jogo de boliche e dominó gigante, Oficina com materiais sensoriais e exposições das produções das crianças pelas paredes do CMEI.
Autor:
ANA LUISE BONACINA
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Fonte:
Currículo da Educação Infantil: Diálogos com a BNC