Tornando visível as infâncias que habitam esse lugar - #InfanciasEmCuritiba.

    Publicado por:  Gislaine Cristina Bellis

O “Dia das Crianças” é culturalmente celebrado no território brasileiro em 12 de outubro, mais do que uma data comemorativa é um marco para pensarmos o lugar das crianças na sociedade. Pautados em nosso Currículo da Educação Infantil de Curitiba: diálogos com a BNCC, consideramos que o dia das crianças não se limita a uma única data, mas por sua repercussão em nossa sociedade possui um potencial mobilizador para pensar e propor ações que reconheçam as crianças enquanto sujeitos de direitos. Do mesmo modo, convoca nossa responsabilidade de realizarmos ações que estejam em consonância com a concepção de criança expressa na Rede Municipal de Educação. Sendo assim, reafirmamos o nosso papel e compromisso na defesa dos direitos das crianças, dentre eles, o brincar, entendendo-o como uma linguagem, expressiva das crianças, pela qual constroem conhecimentos sobre si, sobre o mundo e produzem cultura (Ofício circular 08/2022).

Nesse sentido, planejamos com intencionalidade cada ação dentro da Unidade, pensando na semana da criança, respeitando e promovendo os direitos de aprendizagens na Educação Infantil.

Na semana do dia 10 à 14 de outubro a equipe CMEI Parigot de Souza trouxe propostas diferenciadas, acentuando mais os momentos de brincadeiras e, mesmo com chuva, as crianças puderam aproveitar bem esses momentos dentro da Unidade. Foram propostas envolvendo receitas, mãos na massa, cama elástica, fantasias, dia do pijama, contação de histórias, músicas, exposição de atividades realizadas com as crianças e muito mais. Também envolvemos as famílias em uma atividade, nas quais as mesmas participaram ativamente trazendo suas concepções de infância, adornando assim o nosso mural. È um trabalho que exige mais de nós, mas que fazemos com muito amor para aquilo que propusemos quando nos definimos como professores de Educação infantil. Cuidar e Educar com amor, dando vez e voz para nossas crianças! 

 

"Tão importante quanto educar as crianças é dar liberdade para que sejam elas mesmas"

Rosseau

Autor: Gislaine Cristina Bellis | Fonte: SME
00382867.jpg
Semana da criança.
1/70