TODOS CONTRA A DENGUE

    Publicado por:  Marcela Olinda Martins Luz de Souza

todos no combate contra a dengue

Tendo em vista a epidemia de dengue em nosso bairro, conhecer sobre os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito. Auxiliando para melhoria da sociedade e conscientizar os adultos sobre a importância de previr o mosquito da Dengue.

As turmas de maternal I e maternal II realizaram uma conversa com as crianças sobre a Dengue e como prevenir, e confeccionaram com sucata um mosquito.  A turma de pré I também fez uma roda de conversa sobre a dengue e como podemos nos prevenir, e falaram sobre os sintomas da doença e cantaram uma música da dengue com a versão “ciranda, cirandinha”.    

Foi feito para as crianças um fantoche com a imagem do mosquito. Confeccionaram um cartaz com desenho das crianças sobre como prevenir a dengue baseado nas conversas que tiveram em sala. As crianças foram caracterizadas de mosquito e passaram nas outras turmas e dependências do CMEI, “para todos lutarem contra dengue não deixando água parada.” As crianças foram para casa, caracterizadas de mosquito para sensibilização as famílias.

A turma de pré II em roda de conversa realizou se um levantamento das informações que as crianças já possuíam a cerca do tema, registrando os mesmos em um cartaz que foi exposto em sala. Assistimos ao vídeo "Dengue", um desenho animado sobre o tema. Após o término do filme foi feita uma discussão, seguida de um registro através de desenho. Realizou-se também um passeio interno em torno do CMEI afim de verificar juntamente com as crianças se há potenciais criadouros, sendo que foi previamente realizada uma verificação para não expor as crianças à riscos. Com massa de modelar as crianças representaram as fases do desenvolvimento do mosquito, focando no habitat propicio para o seu desenvolvimento. Enviamos para os pais uma pesquisa averiguando quais são os seus conhecimentos sobre a dengue, sua proliferação e quais os modos de prevenção. Por fim, verificar-se-á quais as ações e atitudes que as famílias estão de fato realizando em suas residências e entorno para eliminar os potenciais criadouros.

O trabalho desenvolvido na unidade foi muito bom, pois, conseguimos atingir as crianças e suas famílias para essa luta que é de todos exercendo a cidadania. E colocamos que não se encerra aqui esse trabalho no decorrer do ano faremos mais ações neste sentido de prevenção.

Autor: Vila Hauer, CMEI | Fonte: Marcela Olinda
00110854.jpg
dengue
1/5