Os alunos das turmas de terceiros anos participaram de um projeto envolvendo conteúdos na prática de Introdução a embriologia, morfologia, genética, nutrição e Metodologia científica.
Primeira Etapa - O que é um ovo?
Foi explicado para os alunos que o ovo é onde se desenvolve o embrião em alguns animais. Seu objetivo primordial é de acomodar o embrião, fornecendo alimento e água para seu desenvolvimento.
Eles puderam observar em sala de aula um ovo vermelho e um ovo branco e indagar:
_ O que há no interior do ovo?
_ Há diferenças no interior dos dois ovos?
_ Por que as cascas dos dois ovos são diferentes? Os dois ovos são de galinha?
Após os alunos quebraram os ovos separadamente a professora explicou para os alunos que a diferença entre eles está somente na cor ( a cor da galinha influencia a cor do ovo e a cor do ovo determina a cor do pintinho).
Depois da explicação os alunos observaram quais são as partes do ovo, explorando a consistência, o cheiro, textura... etc.
Após eles fizeram um registro representando as partes do ovo.
Segunda Etapa - De onde vem o ovo?
Os alunos assistiram o vídeo “ Kika: de onde vem o ovo”. Após conversar com os alunos sobre o vídeo. Fizemos no quadro negro uma lista de animais que colocam ovos (classificados em Répteis, Aves, Anfíbios e Peixes) e após utilizamos um exemplo de cada grupo e comparamos o tempo de incubação e desenvolvimento do embrião até sair do ovo e montando uma tabela comparativa.
Assistimos o vídeo “Pintinho crescendo”, observando todas as etapas de desenvolvimento do pintinho e questionamos:
_Por que o material da gema foi reduzindo ao longo desse processo?
_ Qual a finalidade da gema?
_ Como o pintinho respira dentro do ovo?
Os alunos foram instigados a montar um painel com fotos das etapas do desenvolvimento do embrião e o ciclo de vida da galinha com materiais alternativos.
Terceira Etapa - Tipos de ovos
Os alunos observaram em sala de aula um ovo de codorna, um ovo de galinha e um ovo de pato.
Refletiram sobre:
_ Será que todos os ovos são iguais? E a cor?
Em slides foi mostrado para os alunos figuras de diferentes ovos e seus respectivos representantes da espécie. Exemplos: tubarão, sapo, galinha,...
Os alunos realizaram o registro desses diferentes ovos e suas respectivas espécies.
Os alunos fizeram uma gemada e degustaram depois.
Quarta Etapa - Encubadora e Pintinhos
Nesta etapa os alunos e a professora montaram um encubadora em sala utilizando uma caixa de madeira, lâmpada e ovos galados.
Para que os alunos pudessem visualizar e ter maior contato com os pintinhos, foi levado para sala três pintinhos.
Quinta Etapa - Comparando espécies “Evolução”
A professora mostrou ao grupo uma imagem de um feto humano em desenvolvimento e os alunos descreveram as semelhanças e diferenças que perceberam em relação ao desenvolvimento das aves. Além da proteção da casca e da necessidade de alimento durante o desenvolvimento, a questão da respiração ou troca gasosas, como ocorre em ovos e como ocorre em fetos intrauterinos? Por que as aves não tem umbigo?
Para finalizar este trabalho, os alunos solicitaram montar um caderno de receitas, onde todas as receitas tiveram o ovo como ingrediente.
Autor:
CEI Maestro Bento Mossurunga, EM
|
Fonte:
Professora Lucimara Fabrício