TODO OVO VIRA PINTINHO?

    Publicado por:  Michely Regina da Silva Zavatini

         Os alunos das turmas de terceiros anos participaram de um projeto envolvendo conteúdos na prática de Introdução a embriologia, morfologia, genética, nutrição e Metodologia científica.

Primeira Etapa - O que é um ovo?

       Foi explicado para os alunos que o ovo é onde se desenvolve o embrião em alguns animais. Seu objetivo primordial é de acomodar o embrião, fornecendo alimento e água para seu desenvolvimento.

      Eles puderam observar em sala de aula um ovo vermelho e um ovo branco e indagar:

_ O que há no interior do ovo?

_ Há diferenças no interior dos dois ovos?

_ Por que as cascas dos dois ovos são diferentes? Os dois ovos são de galinha?

      Após os alunos quebraram os ovos separadamente  a professora explicou para os alunos que a diferença entre eles está somente na cor ( a cor da galinha influencia a cor do ovo e a cor do ovo determina a cor do pintinho).

      Depois da explicação os alunos observaram quais são as partes do ovo, explorando a consistência, o cheiro, textura... etc.

      Após eles fizeram um registro representando as partes do ovo.

 Segunda Etapa - De onde vem o ovo?

         Os alunos assistiram o vídeo “ Kika: de onde vem o ovo”. Após conversar com os alunos sobre o vídeo. Fizemos no quadro negro uma lista de animais que colocam ovos (classificados em Répteis, Aves, Anfíbios e Peixes) e após utilizamos um exemplo de cada grupo e comparamos  o tempo de incubação e desenvolvimento do embrião até sair do ovo e montando uma tabela comparativa.

       Assistimos o vídeo “Pintinho crescendo”, observando todas as etapas de desenvolvimento do pintinho e questionamos:

_Por que o material da gema foi reduzindo ao longo desse processo?

_ Qual a finalidade da gema?

_ Como o pintinho respira dentro do ovo?

        Os alunos foram  instigados a montar um painel com fotos das etapas do desenvolvimento do embrião e o ciclo de vida da galinha com materiais alternativos.

Terceira Etapa - Tipos de ovos

       Os alunos observaram em sala de aula um ovo de codorna, um ovo de galinha e um ovo de pato.

Refletiram sobre:

_ Será que todos os ovos são iguais? E a cor?

        Em slides foi mostrado para os alunos figuras de diferentes ovos e seus respectivos representantes  da espécie. Exemplos: tubarão, sapo, galinha,...

       Os alunos realizaram o registro desses diferentes ovos e suas respectivas espécies.

        Os alunos fizeram  uma gemada e degustaram depois.

Quarta Etapa - Encubadora e Pintinhos

        Nesta etapa os alunos e a professora montaram um encubadora em sala utilizando uma caixa de madeira, lâmpada e ovos galados.

        Para que os alunos pudessem visualizar e ter maior contato com os pintinhos, foi levado para sala três pintinhos.

Quinta Etapa - Comparando espécies “Evolução”

       A professora mostrou ao grupo uma imagem de um feto humano em desenvolvimento e os alunos descreveram as semelhanças e diferenças que perceberam em relação ao desenvolvimento das aves. Além da proteção da casca e da necessidade de alimento durante o desenvolvimento, a questão da respiração ou troca gasosas, como ocorre em ovos e como ocorre em fetos intrauterinos? Por que as aves não tem umbigo?

        Para finalizar este trabalho, os alunos solicitaram montar um caderno de receitas, onde todas as receitas tiveram o ovo como ingrediente.

 

 

Autor: CEI Maestro Bento Mossurunga, EM | Fonte: Professora Lucimara Fabrício