CMEI PARQUE INDUSTRIAL
PLANEJAMENTO PRÉ I – IDENTIDADE
PROFESSORAS: DANIELE, JUREMA E LUZIA
EU E MEU NOME
CAMPO DE EXPERIÊNCIA- O EU, O OUTRO E O NÓS.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
-CONHECER O SIGNIFICADO DE SEU NOME
-FAZER TENTATIVAS DE ESCRITA DO NOME
JUSTIFICATIVA
A IDENTIDADE É UM PROCESSO CONTÍNUO E QUANTO MAIS AUTO-CONHECIMENTO POSSUÍMOS, MELHOR SE DÁ ESTE PROCESSO. O NOME PRÓPRIO É UM DOS PRIMEIROS CONTATOS DA LINGUAGEM ESCRITA QUE A CRIANÇA TEM E QUE FAZ PARTE DA SUA REALIDADE. QUALQUER IDADE, INCLUINDO O MATERNAL DEVE REALIZAR ATIVIDADES QUE ENVOLVAM O NOME.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.
ATIVIDADE 1
Ler a Poesia, “Todas as coisas têm nome”, para a criança.
POESIA
TODAS AS COISAS TÊM NOME,
CASA, JANELA E JARDIM.
COISAS NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.
TODAS AS FLORES TÊM NOME,
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM.
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.
- TODAS AS COISAS TÊM NOME, AS FLORES, OS BICHINHOS, AS ESCOLAS, OS REMÉDIOS... POR ISSO QUE É IMPORTANTE QUE SAIBAMOS, ESCREVER O NOME E CONHECER AS LETRAS DELE.
ATIVIDADE 2
- AGORA VOCÊS VÃO PERGUNTAR PARA SEUS FAMILIARES COMO ELES ESCOLHERAM SEU NOME? QUAL A ORIGEM DO NOME? E PORQUE O ESCOLHERAM? OS FAMILIARES PODEM REGISTRAR EM UMA FOLHA AS RESPOSTAS.
ATIVIDADE 3
-PARA REALIZAR A PRÓXIMA ATIVIDADE VOCÊS VÃO PRECISAR DE GRAMPOS DE ROUPAS, PAPEL SULFITE OU OUTRO QUE VOCÊS TENHAM EM CASA, E CANETINHAS PARA ESCREVER.
1-PRIMEIRO VOCÊS VÃO ESCREVER O NOME NO PAPEL. (COM AUXÍLIO DOS SEUS FAMILIARES)

2-DEPOIS ESCREVER UMA LETRA DO NOME EM CADA GRAMPO

3 - DEPOIS É SÓ IR COLOCANDO OS GRAMPOS NA LETRA CORRESPONDENTE.

E QUANDO TERMINAR AS ATIVIDADES, NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS, COM ÁGUA E SABÃO!
Autor:
CMEI PARQUE INDUSTRIAL
|
Fonte:
Lilian Patrícia