Toda hora é hora de brincar

    Publicado por:  Josiane Nunes de Jesus Barreto
Faça chuva, faça sol à brincadeira acontece. Assim, as relações se fortalecem e o desenvolvimento infantil ocorre com qualidade.
A brincadeira traz consigo um contexto social e cultural, sendo um processo de relações interindividuais, de cultura. Mediante o ato de brincar, a criança explora o mundo e suas possibilidades e se insere nele, de maneira espontânea e divertida, desenvolvendo assim suas capacidades cognitivas, motoras e afetivas. (Brougére, 2001).
Como afirma Vigotski o brincar, cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança, é como se olhássemos para elas com uma lente de aumento observando as inúmeras possibilidades que as mesmas criam e recriam.
Brincar com outras crianças, com adultos, com objetos e com o meio, porém é brincando com o outro que essa criança desenvolve seu convívio social. Entendemos que, por ser a família o primeiro meio de socialização da criança é de fundamental importância a participação da mesma no cotidiano das crianças no CMEI, por isso oportunizamos o brincar das crianças com suas famílias no decorrer de todo o ano, em dias e horários que atenda a necessidade de cada um para que todos possam participar dessa grande brincadeira que é aprender a apreender!!
Autor: Jequitibá, CMEI | Fonte: Josiane Barreto
00222416.jpg
seFaça chuva, faça sol à brincadeira acontece. Assim, as relações se fortalecem e o desenvolvimento infantil ocorre com qualidade.
1/10