Tocando e sentindo, desafiando e estimulando!

    Publicado por:  Priscila Mariana Krzyzanowski

Cuidar de bebês, é muito mais do que uma simples responsabilidade de mantê-los sempre alimentados, secos e confortáveis. Desde os primeiros meses de vida, é possível estimular as crianças através do toque, das brincadeiras e da música.

Sabemos que a estimulação é muito importante na ação pedagógica com os bebês, portanto, o professor precisa planejar e organizar de modo intencional o ambiente, propondo problemas diferenciados que despertem a curiosidade e o interesse, fazendo uso de diversos materiais e brinquedos.

As professoras da permanência, prepararam um tapete das sensações, esse material pode ser feito de várias maneiras, papel, tecido ou emborrachados. Neste caso, elas utilizaram um tapete emborrachado como base, onde foram colados diferentes materiais (lixas, algodão, plástico, palitos, lã, além de líquido dentro de embalagens com muita segurança).  As reações das crianças foram diversas, algumas ficaram paradas olhando por alguns instantes, outras, logo se dirigiram para o tapete, pareciam conversar entre si, sobre o que estava acontecendo.

Em outro momento, as professoras aumentaram  o desafio colocando outros objetos para despertar o interesse das crianças, como bambolès e almofadas. Essa proposta tem várias finalidades, além de estimular os bebês para engatinhar, deitar, rolar e sentar, ainda permite que elas reconheçam o próprio corpo e as diferentes sensações do mesmo, proporcionando ainda mais o desenvolvimento integral dos bebês.

Autor: Miguel Arraes, CMEI | Fonte: Priscila Mariana
00065421.jpg
Estimulação
1/17