TIRANDO DE LETRA.

    Publicado por:  Maria Ozzores Marchiori

No dia 6 de dezembro de 2013, forma premiados no concurso Tirando de Letra da SME os melhores textos produzidos durante o ano letivo.

O Jornal Eletrônico Escolar Extra Extra, da SME é um espaço em que os estudantes “Jornalistas Mirins” publicam através de seus textos informativos e expressam suas opiniões.

Em nossa escola o aluno Francisco Simão de Souza do 5º ano A, foi o indicado ao prêmio, seu texto fala sobre a Discriminação Racial, tema discutido, estudado em sala de aula e levado ao conhecimento dos pais para que a família esteja inserido neste contexto.

“O projeto é um estímulo aos aprendizados de diferentes formas de comunicação, mas vai além da ampliação do conhecimento em Língua Portuguesa. Envolve valores e princípios cidadãos nas crianças que recebem também estímulo de profissionalismo mirim”, disse o superintendente executivo da Secretaria Municipal da Educação, Marcos Flávio de Schiefler.

Relações Étnico-Racias

Nós seres humanos somos diferentes uns dos outros e estas diferenças não podem ser usadas para discriminar ou inferiorizar alguém em razão de sua raça, cor ou religião, conforme estabelece a nossa Constituição Federal.

O povo negro foi trazido à força da África para o Brasil, tendo grande parte morrido nos navios negreiros na travessia do Atlântico, aqui chegando foram escravizados, perdendo a condição de humanos, transformados em mercadorias, durante quase quatro séculos, sendo o Brasil a última nação do mundo cristão a acabar com a escravidão.

O povo negro deixou importantes contribuições na nossa civilização, na música, na culinária, na língua e principalmente no trabalho que ajudou a construir esta nação.

Ainda hoje o negro é vítima de preconceito e racismo, algo que não podemos tolerar em nossa sociedade e acredito que é dever de todos nós denunciar o racismo e o preconceito e principalmente não praticá-lo, só assim teremos uma sociedade verdadeiramente democrática.

Devemos combater todo o tipo de preconceito e racismo com informação e educação.

Autor: Leonor Castellano, EM | Fonte: EMLC/SME