Ticontar 2019 "Cantinho nosso, Histórias que Invento"

    Publicado por:  Sofia Caroline Weiber Martins

Na última sexta-feira dia 23 de agosto, a Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto realizou a abertura do Projeto Ticontar 2019. Estiveram presentes as idealizadoras do Projeto, Professora Maria Luciana Scucato Benato e Mariana Medeiros Trautwein, o Setor Pedagógico, as Pedagogas do contraturno Marcia Cristina Woellner, Andréa Janaína Assumpção a Articuladora Pedagógica Sofia Caroline Weiber Martins e a Diretora da unidade Caroline Chella S. Silva e a Pedagoga Ana Fukaya do Núcleo Regional de Educação do Boa Vista.

O momento cultural para os estudantes pela manhã foi realizado pela Professora Mariana Medeiros Trautwein com uma contação de história e no período da tarde recebemos a presença do escritor Álvaro Posselt e do contador de histórias Carlos Daitschman da Fundação Cultural de Curitiba.

Esta é a terceira edição do Projeto na escola é tem como ponto de partida o tema “Cantinho nosso, História que invento”. Para quem ainda não conhece, o Ticontar é um concurso literário do qual participam todos os estudantes da escola do 1° ao 5° ano. No segundo semestre de 2017, em sua primeira edição, os estudantes foram convidados a escrever textos narrativos que foram publicados no livro “Contos do Lauro”. Em 2018 na sua segunda edição, os estudantes foram incentivados a participar do “Viva a Poesia na Escola”. Foram proporcionados momentos diversificados de sensibilização de leitura e escuta de diversas poesias, além de oficinas de leitura, ritmo e produção artística sob a ótica poética. Nesta terceira edição, o Ticontar lança o desafio da escrita narrativa, tendo como ponto de partida a cidade de Curitiba.

De acordo com as idealizadoras do Projeto, Professora Maria Luciana Scucato Benato e Mariana Medeiros Trautwein, a principal motivação para o desenvolvimento da terceira edição do Ticontar é o pedido dos estudantes em dar continuidade aos eventos literários na escola, principalmente pela alegria manifestada por eles ao terem seus textos publicados em livros e na constatação de que, apesar de serem moradores de Curitiba, muito pouco se conhece da cidade e instigar nos estudantes cada vez mais o gosto pela leitura e momentos de escrita real com resultados palpáveis e inspiradores.

Cabe mencionar que o Projeto Ticontar foi apresentado na SEPE – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR – Universidade Federal do Paraná.

Para o desenvolvimento do Projeto o CEI contou com o apoio e colaboração do escritor Álvaro Posselt, do contador de histórias Carlos Daitschman da Fundação Cultural de Curitiba, do Núcleo Regional de Educação do Boa Vista, do Departamento de Educação Integral, da Gerência de Apoio Gráfico e da Fundação Cultural de Curitiba.

Agradecemos a participação e envolvimento de toda equipe escolar para o desenvolvimento do Ticontar 2019!

Autor: Sofia Caroline Weiber Martins | Fonte: CEI Prof. Lauro Esmanhoto, EM