Texto de estudante da Escola Municipal Professor Herley Mehl foi selecionado para a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

A estudante Beatriz Machado de Araujo, do 8º ano C da Escola Municipal Professor Herley Mehl, teve o seu texto "Encontro com Tindiquera" selecionado para participar da etapa regional da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

O texto de Beatriz concorreu na categoria Memórias literárias e foi um dos 500 semifinalistas na etapa Regional Polo Sul (RS, SC e PR), após analises realizadas pelas comissões julgadoras a nível estadual.

Nesta etapa, a estudante e a sua orientadora, a professora Denise Tesoni de Figueiredo, de Língua Portuguesa, participarão de um encontro em uma capital brasileira a ser definida pela organização, para produção e análise de novos textos que subsidiarão os resultado dos classificados para a etapa Nacional.

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro constitui-se como um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que desenvolveram o Programa Escrevendo o Futuro.

 

Fonte: Escola Municipal Professor Herley Mehl e NRE Boa Vista

 

 

Como funcionam as comissões estaduais:
 
As comissões estaduais são formadas por professores de língua portuguesa, escritores, jornalistas e outros educadores, além de representantes do Consed e da Undime e presidida por um docente especialista de uma universidade pública local. Este docente discute com os outros membros os critérios definidos pela Olimpíada e que devem ser seguidos durante o processo de leitura e avaliação.  Cada texto vencedor na etapa municipal foi lido por no mínimo dois avaliadores diferentes antes mesmo da comissão se reunir para realizar a seleção e devem ter como base os critérios sugeridos no curso “Avaliação de textos - Orientações para seleção de textos nos gêneros: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião”.

Os textos - sem a identificação de autoria, nome do professor, escola ou cidade - ficaram disponíveis aos avaliadores no Portal Escrevendo o Futuro e só podiam ser acessados mediante senha individual de cada avaliador previamente cadastrado. Na etapa seguinte de seleção, os avaliadores da comissão se reúnem, leem novamente os textos, discutem critérios e apresentam aos outros membros defesas individuais sobre os textos que cada um selecionou. A escolha dos semifinalistas é feita por consenso entre os membros da comissão.

A etapa regional da Olimpíada terá início na última semana de outubro e se estenderá até 19 de novembro. Ela acontece em uma capital brasileira e reúne durante dois dias alunos, professores e equipe da Olimpíada para realizar atividades de formação conjuntas além da reescrita do texto. Todos os custos com a viagem e hospedagem são realizadas pela organização do programa que também disponibiliza uma equipe de monitores para acompanhar e auxiliar professores e estudantes 24 horas por dia. 

 

Fonte: Portal Escrevendo o Futuro

 

 

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Escola Municipal Professor Herley Mehl
00047364.jpg
Beatriz Machado de Araujo - Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
1/1