A utilização da história da matemática pode se dar de várias formas, como oportunidade de promover atividades diferenciadas que integrem a Matemática com os demais componentes curriculares. De forma interdisciplinar e contextualizada a matemática por meio da sua história tem oportunizado a leitura, a reflexão, a análise, o conhecimento interdisciplinar, favorecendo o crescimento intelectual e cultural dos envolvidos.
Os 4° anos e também a Classe Especial B puderam descobrir a matemática e a história da matemática, com a história dos números e as diferentes formas utilizadas pelo homem para registrar as contagens numéricas. As crianças puderam em grupos, utilizando papel bobina e carvão, registrarem seus aprendizados e socializar com todos nos murais da escola. Com isso, todos puderam se apropriar das tessituras históricas que o mundo matemático nos traz.
Autoras: Maira Gisele Carvalho, Andreia Tullio, Rejane Cordeiro e Ana Paula Pacheco (4° anos) e Lizete Rosane Nievola (Classe Especial B).
Autor:
CEI Júlio Moreira, EM
|
Fonte:
Pedagoga Fernanda Scaciota.