Terceiro encontro da Escola de Pais aborda a importância da brincadeira e da convivência na educação dos filhos

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Pais, estudantes e crianças de Escolas Municipais e de Centros Municipais de Educação Infantil dos bairros da Regional Boa Vista participaram na noite desta quarta-feira (21/08), do terceiro encontro da Escola de Pais, projeto pensado pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação Maria Sílvia Bacila para aproximar ainda mais as famílias da vida escolar de seus filhos.

Conduzido por Claudia Cristiane Alberti dos Santos e Sonia Pessin, representantes da Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção (CEFAR) no Núcleo Regional da Educação (NRE) Boa Vista, o encontro teve como tema "A importância da brincadeira e da convivência na educação das filhas e filhos". As mediadoras e os participantes debateram o assunto a partir da leitura de textos acadêmicos e de documentos oficiais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Declaração Universal dos Direitos da Criança, da realização de dinâmicas que exploraram a corporeidade e de vivências que rememoraram as brincadeiras realizadas na infância dos pais.

Relatou-se que a brincadeira e a diversão são chaves essenciais para uma vida saudável! Por meio do brincar, a criança explora possibilidades, elabora sua autonomia de ação, organiza suas emoções e experimenta o mundo. Além disso, as brincadeiras em grupo favorecem princípios como cooperação, liderança e competição. É de suma importância que os pais resgatem as vivências lúdicas das crianças por meio de atividades que estimulam a imaginação e a criatividade. Em algumas situações, o mais importante não é apenas a presença de um brinquedo, mas sim, a interação com os adultos ou com outras crianças.

Enquanto os familiares participavam das dinâmicas, as crianças que os acompanhavam foram acolhidas com atividades lúdicas e recreativas carinhosamente preparadas pela equipe do NRE Boa Vista. Ao final do encontro, as crianças se uniram aos seus responsáveis para juntos brincarem com bonecas, carrinhos, jogos de tabuleiro, jogos de blocos de madeira, futebol de botão, pega varetas, quebra-cabeças, entre outros. Confira as fotos deste precioso momento de integração e diversão!

O próximo encontro na Regional Boa Vista ocorrerá no dia 19/09, às 19h, no Auditório 3 da Rua da Cidadania Boa Vista, com a temática "A tecnologia e a educação das filhas e dos filhos".

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: NRE Boa Vista
Escola de Pais - NRE Boa Vista