Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Terceiro ano conhece história de José Doutrino, o Profeta Gentileza

    Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

    A Professora Hosana Dias H. de Lima trabalhou com o terceiro ano a história do Profeta Gentileza com o objetivo de conhecer as boas atitudes deste personagem icônico que viveu na cidade do Rio de Janeiro. A atividade resultou numa apresentação no momento cultural organizada pela Professora de Arte, Livete Kindlemann.

    Entre roupas vermelhas simbolizando o fogo, os alunos encenaram o incêndio que matou 500 pessoas num circo, fato presenciado por José Doutrino e que mudou sua vida, pois posteriormente passou a ser conhecido como Profeta Gentileza. Após este incidente, Doutrino passou a andar pelas ruas do Rio de Janeiro entregando flores às pessoas, proferindo palavras amáveis e escrevendo-as nos muros da cidade.

    “Trabalhamos este personagem por acreditarmos que atitudes assim deixam a convivência escolar mais agradável. Tornar a prática da gentileza mais constante, permitindo assim que os alunos contagiem o espaço escolar com atos de bondade, e por consequência levem para o âmbito familiar”, afirma a Professora Hosana.  

SINAL

    O Profeta Gentileza também faz parte do sinal para o recreio da unidade. A música “Gentileza”, da Marisa Monte, faz uma crítica à Prefeitura do Rio de Janeiro por terem pintado as frases escritas pelo profeta com uma tinta cinza. Confira a música no link: https://www.youtube.com/watch?v=mpDHQVhyUrY

Autor: Gustavo Leandro de Siqueira Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM