Popularizar um esporte na escola é trazer à tona estímulos corporais e intelectivos, de linguagem e do raciocínio lógico, como também conceitos comportamentais, como: respeito, determinação, força de vontade, disciplina, coragem, flexibilidade e paciência, entre outros, tornando-nos cidadãos conscientes de nosso papel dentro da sociedade.
Aqui no CEI Júlio Moreira, as crianças estão tendo a oportunidade de conhecer e praticar “Tênis” no contraturno escolar.
É a partir da prática do Tênis transmitimos por meio da correlação com o esporte, conceitos de regras, do convívio em sociedade, do respeito, da disciplina, da tolerância, da solidariedade, entre outros; propiciando momentos de redução do stress e da ansiedade, de relacionamento entre seus pares, de melhoria da concentração e do rendimento escolar.
Assim, conforme FERRAZ e KNIJNIK (In.: SOUZA e JUNIOR, 2009), nossas crianças passam a não mais ver o Tênis como um esporte de elite, mas sim um esporte que está sendo praticado por todas as partes e no interior da escola, sendo parte “desta parte”.
Referência:
SOUZA, S. P., JUNIOR, M. J. Reflexões Sobre a Inserção do Tênis como Conteúdo Curricular da Educação Física Escolar. 2009. Disponível em: www.cdof.com.br: Acessado em 14 de agosto de 2010.
Autor:
CEI Júlio Moreira, EM
|
Fonte:
Professora Josiane Tupy