Tenda das sensações aromáticas

    Publicado por:  Cybelle Andriolli Pereira Buhler

         "Segundo Piaget, as crianças precisam explorar, experimentar e receber feedback de suas ações (e reações) sobre os objetos, usando os seus sentidos para aprender através de experiências práticas. Maria Montessori também acreditava que as crianças aprendem melhor através de experiências sensoriais".

         " É na primeira infância, mais precisamente do nascimento até mais ou menos os 5 anos,(...) é que o cérebro faz a maior parte de suas conexões entre neurônios – as sinapses, montando ano a ano um emaranhado de interconexões, falando de modo bem simplista. E grande parte da “ativação neural” ocorre justamente pela estimulação através dos sentidos: tato, a visão, a audição, o olfato e o paladar."

Acesso em 26 de setembro às 13h28:Texto pesquisado em: https://www.mamaeplugada.com.br/qual-a-importancia-das-brincadeiras-sensoriais-na-primeira-infancia-10077

Título: Tenda das sensações aromáticas

Área de Formação Humana: Relações Naturais

Objetivo: Aprender sobre o mundo que o cerca pela observação e pelos sentidos e explorando os elementos da natureza e outros objetos.

Tempo estimado: 03 a 04 meses

Faixa Etária: Berçário II- 9 meses e 1ano 6 meses

 Material necessário: tecido para a tenda, TNT, produtos naturais chá (canela, cravo, camomila) temperos (orégano, páprica, tomilho, alecrim, açafrão, entre outros), bambolê, viés.

Desenvolvimento:

Etapa 01: aproveitar a cortina do canto da apreciação e o bambolê da rotina para a construção da tenda.

Etapa 02: em roda de conversa e informação conversar com as crianças o que vamos fazer. Distribuir as essências deixando que elas manuseiem e explorem através do contato com as mãos e deixar que cheirem.

Etapa 03: confecção das flores e miolos com TNT e preencher com os chás, essências e temperos.

Etapa 04: colocação da cortina no bambolê para montagem da tenda.

Etapa 05:  costurar as flores na tenda, onde as flores fiquem na altura do nariz das crianças.

Etapa 06: pendurar a tenda em local de acesso fácil e seguro para a exploração das crianças.

Essa sequência foi elaborada a partir da ideia de reorganização dos espaços, reaproveitando a cortina do canto da apreciação e bambolê do canto da rotina, onde as professoras transformaram em uma tenda de sensações aromáticas, pois através dos olhos, nariz e mãos venham manusear, manipular e explorar essa tenda.

Avaliação: Avaliar durante os dias, quais são as ideias que as crianças fazem em relação ao uso da tenda, despertando nelas os sentidos da visão(olhos), olfato(nariz) e tato(mãos), entre outras possibilidades, aguçando a sua imaginação. Registro por através de fotos, filmagem e pela escrita das professoras em suas observações

Autor: Conselheiro Quielse C. da Silva, CMEI | Fonte: Cybelle Andriolli