Temperos naturais: uma forma de "driblar" o uso excessivo do sal e manter o sabor dos alimentos.

    Publicado por:  Alex José Ramos de Oliveira

O uso do sal está cada vez mais frequente em nossa alimentação, pois além do sódio colocado nos alimentos diariamente durante o cozimento também há o sal presente nos alimentos multiprocessados como os embutidos, os enlatados e os temperos industrializados. Seu uso excessivo faz com que aumente a pressão arterial e coloque a vida em risco. 

Com esta problematização os estudantes puderam durante a aula, manipular, conhecer um pouco mais sobre os temperos e suas importâncias medicinal e culinária. Várias receitas, curiosidades, dicas, troca de experiências e conhecimentos sobre os temperos naturais foram abordados e os estudantes relataram que " a maioria de seus familiares têm problemas de hipertensão arterial, mas não abrem mão de uma comida com bastante sal porque sem ele o alimento fica sem gosto."

Uma forma de substituir a quantidade de sódio nos alimentos é usar os temperos para saborizar, enfatiza a professora Anna Fábia.

Nossos estudantes da Educação de Jovens e Adultos possuem muito conhecimento para compartilhar e aulas assim valorizam ainda mais o processo de ensino. Imaginem o quanto de relatos não surgiram nesse momento.

E você? Também faz uso desses temperos saudáveis,  naturais e que deixam nosso prato muito mais saboroso?
 

Autor: Rosiane Lima de Oliveira Silva | Fonte: EM Vila São José
00311383.jpg
Açafrão, orégano e louro, exemplos de temperos naturais.
1/8