Tem música em cada canto...

    Publicado por:  Eli Das Graças Machado

No Berçário, o contato com a Linguagem Musical no Berçário se dá por meio do estímulo com as cantigas de ninar e de cantigas infantis, pela exploração de sons vocais e de objetos sonoros do seu cotidiano...

Para ampliar estas explorações com objetos sonoros, as professoras planejaram a confecção de um cantinho musical na área externa da sala de atividades do Berçário. Além deste, foram dispostos outros objetos, como caixas com sons dentro da tartaruga plástica, latas de diversos tamanhos com colheres para que produzissem e explorarem os materiais e seus sons.

            Assim que organizadas as propostas, as crianças espontaneamente foram escolhendo com que materiais queriam interagir e explorar. Num primeiro momento o que chamou a atenção de nossos pequenos foram as latas com as colheres.

Durante suas explorações, ora batiam umas às outras, ora batiam as colheres nas latas e se surpreendiam com os sons produzidos, repetindo e reelaborando os movimentos.

            Já os bebês que engatinhavam, apreciaram mais a tartaruga manuseando caixas com conteúdo sonoro dentro das mesmas.  Curiosos com os sons produzidos, coordenavam diferentes movimentos com as mãos, balançando-as como chocalhos, ficando atentos aos sons produzidos.

            Assim, manipulando material sonoro diverso puderam investigar e explorar algumas qualidades sonoras, como: altura (sons graves e agudos), intensidade (sons fortes e fracos), duração (sons curtos e longos) e o timbre (a fonte sonora), descobrindo como fazer para que os objetos produzissem os sons. 

Autor: Olga Benário Prestes, CMEI | Fonte: Berçário
00071291.jpg
bebês tocando3
1/1