Tecendo Nossas Brincadeiras de Infância

    Publicado por:  Dagumberto Santos

No momento em que as crianças estão fora do ambiente escolar devido à pandemia de covid-19, a proposta Boneca de pano estreita os laços criados pelo grupo de Whatsapp da turma e envolve afetivamente as famílias. Considerando que a infância é um período de construção social, ela contempla elementos como as culturas locais, as culturas familiares, e as culturas elaboradas para a infância as quais são elementos essenciais para a educação das crianças.

O papel da boneca na infância vem para acolher e converter o olhar das famílias e crianças para as possibilidades de imaginação e criação de uma boneca rústica e simples com poucos detalhes, desta forma a criança poderá potencializar vida para a boneca, o menos é mais em se tratando de bonecas de pano segundo Nina Veiga, que é doutora em Educação e educadora Waldorf.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra intenção com a proposta Boneca de Pano é que o adulto e a criança não se prendam ao kit de materiais enviados (retalhos coloridos, lãs, tiras, fitas e fibra), mas que ampliem de acordo com suas vivências e saberes o projeto da boneca e que essa representação expresse a sua cultura.

Esse projeto que é amplo e contempla diversas áreas do conhecimento, está apenas começando e já teve devolutivas incríveis por parte das famílias, nelas é possível observar a criatividade e a participação das crianças no processo.

Visite nossa galeria e contemple as fotos desse momento.

Autor: Patrícia Araújo | Fonte: CMEI CURITIBA
00295356.jpg
Mãe e crianças recebendo o kit montado pelas professoras
1/6