Teatro " Se essa terra fosse minha"

    Publicado por:  Rosani Machado

No dia de ontem, 06/12, a Companhia “Cardoso Produções Artísticas”, de Curitiba, esteve em nossa escola apresentando a peça “Se essa terra fosse minha”.
O espetáculo, com texto de Vilson Cardoso, é destinado ao público infantil com objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e formar a opinião das crianças.
O texto educativo, objetivo e de fácil compreensão, abordou principalmente assuntos relacionados com a poluição das águas e das cidades, como o lixo nas ruas, nos rios, nas fábricas e no ar.

De uma maneira lúdica, alegre e descontraída, os estudantes foram levados a refletir sobre os prejuízos causados pela poluição quando esta atinge os mananciais e também as ruas, calçadas, bueiros, enfim, toda a cidade, devido ao lixo jogado em locais impróprios.  A peça destacou a importância do papel da reciclagem na preservação ecológica.

Os três personagens utilizaram exemplos de como estamos praticando o descarte de diversos materiais que a indústria utiliza para vender produtos, os quais fazemos uso diariamente em nossas casas.

A plateia foi convidada a interagir durante vários momentos da peça, onde algumas crianças tiveram a oportunidade de participar das brincadeiras apresentadas pelos artistas.

É o que nos conta o estudante Rafael Antonio da Silva Giongo, do 3º ano A: “Eu fui assistente do cachorro palhaço Rex e gostei muito. Aprendi que não devemos jogar lixo na rua”

A mensagem da peça deixou aos estudantes dicas para se praticar o cuidado com a natureza, estimulando que cada um faça a sua parte para deixar o nosso espaço, a nossa casa planeta, um lugar de vida e saúde para todos os seres.

A aluna Amanda Luane Baumgartner, diz que aprendeu a reciclar e não jogar lixo no chão, porque assim o nosso planeta ficará sujo, teremos doenças e enchentes.

Um pouco mais sobre a Companhia

A companhia “Cardoso Produções Artísticas” foi fundada em 1987 e tem como meta levar produções teatrais a espaços alternativos.
O grupo já se apresentou em cerca de 300 cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e São Paulo.

Já produziu e apresentou os espetáculos “Como era verde o meu verde”, “Um amor de professora”, “Socorro, uma mulher me deseja”, “Um quarto no vigésimo quarto” e “A lenda do vale encantado”.

Fonte: http://www2.uol.com.br/debate/1178/cadd/cadernod02.htm

 

 

Autor: Prof. Leonel Moro, EM | Fonte: Escola Leonel Moro
00161556.jpg
Teatro Meio ambiente
1/5