Teatro de Educação Ambiental

Publicado por:  Marilia Costa Jordao

Sexta feira (06/05) recebemos aqui na escola a peça teatral, "A mudança". Os estudantes dos 3º, 4º e 5º anos puderam rever de forma lúdica e divertida os conteúdos e discussões que são realizados em sala de aula, quanto às ações necessárias para a preservação de um ambiente saudável e sustentável.

" A peça tem como tema central a mudança de atitude compartilhada entre o poder público e a comunidade sobre a temática ambiental. Se apresentam dois cenários distintos para abordar o tema. No primeiro, a desinformação por parte da comunidade leva a própria natureza pedir por ajuda, representada pela personagem Árvore (Branquilho da mata ciliar) e o Lambari (fauna aquática) que lamentam que a situação esteja difícil de viver. Após uma atitude de mudança, que envolve informação, gestão compartilhada da bacia hidrográfica do Rio Barigui, disposição final de resíduos sólidos, manutenção de áreas verdes, etc. O cenário também muda. Desta vez serão os vetores Mosquito e Rato que pedirão por ajuda, pois estão sendo eliminados da região!"
A proposta da peça teatral vem numa contrapartida da Secretaria do Meio Ambiente, que vem apostando, assertivamente, na educação ambiental como ponto de partida para a mudança comportamental da população em relação ao cuidado com o meio onde estão inseridos.
As crianças e professores adoraram a peça! Os jornalistas mirins desta vez entrevistaram os personagens da encenação (senhor rato, mosquito da dengue e secretária do prefeito). Confiram a entrevista no link abaixo:

A escola agradece a parceria entre as Secretarias (Educação e Meio Ambiente)."Pensar no futuro é agir agora".

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
jhiu