Tatu Trocando: compartilhando práticas na Educação Infantil

    Publicado por:  Andrieli Amaral Vieira

No auditório da Rua da Cidadania do Tatuquara, durante o período da manhã em 24 de novembro de 2022 tivemos o “Tatu Trocando - compartilhando práticas - Educação Infantil”. Este momento formativo, coordenado pela equipe pedagógica do NRE Tatuquara, trouxe um resumo da trajetória de Escolas e CMEIs desta regional.

Estiveram presentes nesta manhã, a equipe do Departamento de Educação Infantil, representados pela Diretora Kellen Patrícia Collarino, a gerente de Organização do Trabalho Pedagógico Danielle Bonamin Flores e a pedagoga de referência do NRE TQ Gesiane do Rocio Fontoura. Tivemos também a participação da equipe do NRE TQ, bem como das profissionais das unidades. O professor Paulo, encantou a todos com as canções em voz e violão, em seu momento cultural.

As propostas compartilhadas foram realizadas a partir da formação “O processo criativo e investigativo no cotidiano da educação infantil”, que estabeleceu diretrizes, embasadas nos estudos sobre a aprendizagem das nossas crianças, bem como a instrumentalização teórica do profissional, que faz parte da sua formação continuada.

A mostra de trabalhos contemplou propostas que contribuíram para com os processos de investigação, exploração e descobertas dos bebês e crianças, com exposição de fotos e materiais diversos, produzidos pelos educandos, como protagonistas das ações. Além disso, houve a comunicação oral de trabalhos desenvolvidos por 4 unidades, conforme segue:

 

  • CMEI Santa Rita: “Gestão democrática e a construção de comunidades educativas”, apresentada pela diretora Ana Paula Camozzato Menta;
  • CMEI Milton Luiz Pereira: “Percurso formativo construído - a importância da pedagoga formadora”, apresentada pela pedagoga Cleonice Serafim da Silva;
  • CMEI Maria Gracita Gracia Gonçalves: “Ser e viver a docência na educação infantil”, apresentada pelas professoras do Pré C: Sandra Boiko Rosa e Debora Fernandes da Silva;
  • CMEI Fani Lerner: “Ser e viver a docência na educação infantil”, apresentada pelas professoras do Berçário Único: Michelle Rodrigues de Macedo, Patrícia de Cássia Ferreira e Iolanda de Paulo da Luz.
Autor: NRE Tatuquara | Fonte: NRE Tatuquara
00390640.jpg
Tatu Trocando
1/19