Tamo Junto-Projeto de Prevenção ás Drogas é sucesso no CAIC Bairro Novo!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Muitos de nós já conhecem projetos de prevenção ás drogas naquele molde tradicional expositivo. E o Tamo Junto? Vocês conhecem? Hoje na Página do CAIC vamos conhecer o trabalho da professora de Ciências Celina Ferrarini que tem 20 anos de magistério, sendo 12 deles no CAIC. A professora Celina está a frente do projeto Tamo Junto em nossa escola com muito sucesso e resultados positivos.

O Tamo Junto é um projeto originário da Europa que possui uma metodologia diferenciada no que diz respeito ao trabalho de prevenção ao uso de drogas. A parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, viabilizou a aplicação do projeto Tamo Junto em algumas cidades e Curitba está entre elas.

Como contou a professora Celina a Página do CAIC , “o Tamo Junto é um projeto voltado para as turmas de 8ºs anos (no CAIC foi aplicado nas turmas  A,B,C,D e E )  e tem começo, meio e fim”. O projeto acontece no período de 12 semanas, (tem 12 temas a serem trabalhados), tem material específico, com apostilas para o professor facilitador e para os estudantes. E também acontecem oficinas com os pais dos estudantes participantes. A metodologia do projeto é seu grande diferencial,  com dinâmicas de grupo, apresentações teatrais e muita comunicação e confiança entre os participantes. As atividades acontecem sempre com as turmas dispostas em círculo, existe a construção de um forte vínculo com a professora facilitadora, há respeito a individualidade e privacidade dos estudantes e também a realização de atividades escritas na apostila do estudante.Todas as atividades do Tamo Junto estão na apostila do professor. Em cada semana existe um tema a ser trabalhado com os estudantes.

A professora Celina destacou que os temas trabalhados procuram “lançar sementes que farão com que aqueles alunos que não conseguem se expressar, organizem sentimentos,emoções e pensamentos.” O projeto visa o respeito ao outro e desenvolvimento de relações positivas com os pais. As dinâmicas do Tamo Junto visam promover a integração e o protagonismo dos adolescentes. A professora ao final deste vitorioso projeto diz que  “me sinto muito feliz, surgiu um canal para que os alunos tenham oportunidade de se expressar e hoje me sinto mais próxima deles.” Diálogo, respeito e compreensão tornaram o vínculo entre afetividade e educação ainda mais fortes nas turmas da professora Celina.

A Página do CAIC conversou com os estudantes Bruna Angel Bock  do 8ºanoA, Matheus Santos de Carvalho, 8ºano D e Sandra Regina de Carvalho do 8ºano A, sobre suas experiências no projeto, muito empolgados eles valorizaram  o formato do projeto que para eles, surpreendeu justamente por não ser aquelas tradicionais palestras sobre drogas com as quais estavam acostumados, mas sim, um projeto diferente recheado de dinâmicas que envolveram os estudantes e onde eles podem ser ouvidos sem preconceitos. Os três destacaram uma dinâmica em especial: uma do caderno de atividades em que eles tinham de desenhar um grupo ou alguém que lhes ajudava. A estudante Sandra fez o desenho do grupo da paróquia que freqüenta e se surpreendeu ao ver que vários colegas também freqüentavam grupos assim. Os estudantes valorizaram descobrir que é possível sim se expressar através de desenhos, para eles “ás vezes é difícil se expressar falando.” Para Bruna o projeto foi muito diferentes de  outros projetos sobre drogas que já havia participado, tem dinâmicas muito interessantes e ajudou no diálogo com os pais, ela conta que até sua mãe se interessa mais por seu universo, faz perguntas... O estudante Matheus colocou a importância da atitude da professora Celina de aplicar o projeto em todas as turmas de 8ºano, visto que o projeto inicialmente só seria aplicado nas turmas A,B e C.  

Para os estudantes o projeto ajudou a dissolver as “panelinhas”, visto que promove o conhecimento, interação e quebra de preconceitos. Até a relação com a professora Celina que já era boa melhorou muito, se tornou de total confiança, como colocou o estudante Matheus “ a relação com a professora Celina mudou de aluno-professor para aluno-amiga.”

O depoimento entusiasmado dos estudantes mostra o quanto o diálogo, respeito e compreensão tornaram o vínculo entre afetividade e educação ainda mais fortes,  e com certeza tem um reflexo importante no desempenho acadêmico dos estudantes.

" É um projeto fantástico e acreditamos que deveria se estender e ser aplicado em outras séries, além das turmas de 8ºano” colocou o vice-diretor Pedro Rodrigo de Andrade. Parabéns professora Celina pelo trabalho de sucesso feito acima de tudo com amor e que promove o protagonismo dos estudantes do CAIC.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece!

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Celina Ferrarini
00049715.jpg
tamo junto
1/16