Tabletes

    Publicado por:  Daniele Cristine Coutinho

Tabletes uma nova expeiência de aprender na Educação Infantil!!!!

Mais uma forma de aprender o uso de tecnologias na educação infantil, com a chegada dos tabletes, foi necessário primeiro formar e planejar com as professoras de Educação Infantil, a melhor maneira de de apresentar esse novo instrumento de trabalho para as crianças em sala. em seguida foi levado para as crianças veja como isso aconteceu nas turmas de maternal III, pré e berçário único do CMEI Bairro Alto Tarumã.

Apresentação dos tabletes para as crianças turmas de Berçário único MII e Pré com a pedagoga e as professoras Liliane, Francione, Cláudia, Lucinéia e Maria:

Nas turmas de MIII e Pré foi realizada uma roda de conversa a pedagoga apresentou os tabletes escondidos numa caixa e as crianças ficaram ansiosas e animadas para descobrir o que era que tinha na caixa misteriosa e depois, ao visualizarem os tabletes começaram a contar sobre o que era, como ligava, o que poderiam fazer com o mesmo. Em seguida foi apresentado o programa da pintura digital e entregue os tabletes para que em duplas ou trios eles pudessem manusear e fazer seus desenhos. Depois também puderam tirar fotos dos colegas das professoras e interferir nas mesmas usando o programa makers. Essa atividade foi realizada da mesma forma com as duas turmas e cada uma se organizou e solicitou ajuda sempre que necessário da pedagoga ou das professoras que já conheciam o equipamento e haviam junto com a pedagoga preparado o planejamento do uso do tablet com essas turmas. A reação das crianças foi muito empolgante, eles adoraram manipular o tablete, souberam dividir e até ajudar os amigos com mais dificuldades, eles puderam manusear pó mais ou menos uma hora e ao final já perguntavam quando eles iam poder mexer de novo.

Na turma de berçário as crianças sentaram em torno da caixa e a pedagoga com as professoras perguntaram o que tem aqui e eles fizeram tentativas de adivinhar qual era o mistério da caixa, quando foi aberta as crianças ficaram encantadas os tabletes foram sendo ligados um a um e as crianças se apropriaram dos mesmos com facilidade foi pura diversão, conversavam entre si e faziam suas tentativas de manipulação. Eles utilizaram o programa da pintura digital, mas facilmente eles mudavam de tela e chamavam tanto pedagoga como professoras para voltar no desenho, foi uma experiência prazerosa.

As professoras se envolveram no trabalho e auxiliavam as crianças o tempo todo, faziam pose para as fotos que as crianças tiravam das mesmas, foi uma atividade muito prazerosa e educativa.

Autor: Bairro Alto Tarumã, CMEI | Fonte: Daniele Cristine Coutinho
00092589.jpg
apresentação tabletes
1/14