Escola Municipal Irati, Escola Municipal

logo escola

Sucesso na conclusão do trabalho dos 5os anos

Publicado por:  Maria Cristina Fiorillo dos Santos

No último dia 27/09 aconteceu nas dependências da Escola Municipal Irati, o encerramento do projeto Justiça e Cidadania na escola. Os alunos dos 5os anos (manhã e tarde) deram um show na mostra dos tabalhos realizados durante a aplicação do projeto, o que levou o juiz Fábio Ribeiro Brandão, o promotor Régis Rogério Vicente e a advogada Thainá da Silva Cavalcante às lágrimas. "Em 30 anos de trabalho, nunca havia presenciado um trabalho tão rico, feito com tanto empenho e dedicação. Não havia presenciado isso nem mesmo em faculdade." disse o juiz.

No período da tarde foi a vez da juíza Letícia Guimarães e a professora da PUC Fernanda Pinheiro prestigiarem o evento.

O trabalho teve início no mês de março e sua aplicação foi feita por etapas. A cada etapa era visível a alegria das crianças e o comprometimento dos professores. O encerramento pode contar com uma lindíssima exposição de trabalhos artísticos feito com os alunos, um mega coral formado com todos os estudantes e uma belíssima peça teatral (juri simulado) feito com muito empenho e esmero por parte dos alunos e professores envolvidos.

Tivemos também a premiação da melhor redação. Pela parte da manhã, o texto escolhido foi da aluna Júlia Cristiane Dalagassa do 5º ano B e a tarde da aluna Kamila Gabrielli de Araújo do 5º ano E. "Aprendi com esse trabalho que  a ECA é muito importante para a criança e o adolescente e todos deveriam saber disso", diz a aluna Júlia. A aluna Kamila diz: "O que eu achei muito interessante foram as lutas e conquistas que os nossos antepassados tiveram."

Segundo as professoras, o trabalho trouxe crescimento não só para os alunos, mas também para elas enquanto profissionais. Segue alguns relatos dados pelos profissionais da escola em relação ao projeto:

A Diretora  Débora Carla diz: "Estou muito feliz, acredito que o projeto atingiu seus objetivos, trazendo informações sobre Justiça e Cidadania aos nossos alunos e permitindo o conhecimento dos seus direitos e deveres. Com certeza este trabalho será marcado de forma positiva. Agradeço a oportunidade de vivenciar este projeto na escola. Alunos e professores estão de parabéns pelo excelente trabalho."

As pedagogas Viviane Alves e Dilzeli Dantas disseram: "O projeto Justiça e Cidadania foi desenvolvido na escola e nos permitiu descobrir talentos nas artes visuais e cênicas com a qualidade dos trabalhos apresentados. Foi possível ainda desenvolver a cidadania nos alunos, que passaram a entender como funciona o poder judiciário."

Para as Prof. Silvia, Kátia e Andreia, regentes dos 5os anos "O projeto foi extremamente importante para a orientação dos alunos sobre seus direitos e deveres, bem como para a formação de cidadãos aptos a atuar em sociedade com responsabilidade."

Segundo a Prof Cris Fiorillo "Foi emocionante ver como as crianças foram crescendo durante os ensaios do Juri Simulado, mas principalmente como se destacaram na apresentação do teatro. Confesso que não me contive e chorei. Eles deram o melhor. Todos os ensaios foram realizados com muita consciência e concentração. Estou extremamente orgulhosa deles. Todos se saíram muitíssimo bem, porém creio que o destaque foi para a juíza, uma haitiana chamada Shepha, que chegou em nossa escola no final do ano de 2016 sem saber dizer uma única palavra em português. Um exemplo de força de vontade e superação."

Parabéns equipe Irati pelo comprometimento e em consequência o resultado de um trabalho de qualidade.

Autor: Irati, EM | Fonte: Maria Cristina Fiorillo dos Santos
Juri1