Stop Motion

    Publicado por:  Débora Giselle Culpi

     Neste segundo trimestre as atividades desenvolvidas na Oficina de Ciência e Tecnologia da Informação e Comunicação despertaram o interesse dos alunos pela produção da linguagem em cinema de animação.

   O trabalho iniciou no primeiro trimestre com a apresentação, pesquisa e construção de alguns 'brinquedos' óticos, como o Taumatrópio, a Dobradinha e o Flipbook, e dos 'aparelhos' óticos,  Fenaquistoscópio e Zootrópio, ambos capazes de criar movimentos através de uma ilusão de ótica, que é a arte da Animação.  Em seguida, os alunos puderam compreender as técnicas do desenho animado, que permitem dar a ilusão de movimento a uma sequência de imagens paradas, constituídas por desenhos ou fotografias, que chamamos de Stop Motion.

      Com a técnica do Stop Motion os alunos produziram seus próprios vídeos animados utilizando objetos inanimados como massinha, papel e outros, conferindo-lhes a ilusão de vida, ou seja, de movimento. Ainda com esta técnica, produziram vídeos de Pixilation, que é uma técnica particular de animação que usa pessoas e outros seres vivos para realizar animações.

       A professora relata a sua observação relativa ao desenvolvimento da atividade:

"As crianças apresentaram um bom desenvolvimento durante a realização das atividades. No início tudo parecia muito complicado, mas assim que viram o processo de animação acontecer diante de seus olhos, tudo pareceu bem mais simples. Agora, percebe-se que todos querem fazer mais e melhores cenas animadas, como as que vemos nos filmes e vídeos."

    Confira os vídeos de Stop Motion e Pixilation produzidos pelos alunos!

Autor: CEI Raoul Wallenberg, EM | Fonte: Debora Giselle Culpi Carpeski