Quem é que nunca sonhou com uma casinha na árvore?! Está aí um sonho que muitos adultos de hoje um dia tiveram! Um local que estimula a imaginação e o encantamento, que é um sonho para sonhar de olhos abertos! E com as crianças do CMEI Vila Osternack não foi diferente!
Estando o CMEI fazendo parte do Projeto Vila Sesamo, seguindo as metodologias da DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), no segundo semestre a temática de sonhos foi trabalhada com todas as crianças da Unidade e até mesmo com as famílias.
É certo que no mundo cotidiano mal as pessoas têm tempo para pensar, quanto mais para sonhar! Para quem liga todos os dias o piloto no automático, sonhar é um luxo! Mas é também viver e é um luxo que todos devem ou deveriam ser dar à ele... Quanto mais as crianças. Dá para imaginar uma infância sem sonhos? Impossível!
O sonho faz a alma viver, faz o olho brilhar, faz levantar da cama todos os dias! O sonho é vida que pulsa... E assim, professoras, crianças e famílias ouviram sobre sonhos e viveram eles neste CMEI.
Tudo começou com conversas das professoras sobre sonhos com as crianças... Será que elas tinham sonhos individuais? Quais eram eles? Os sonhos foram desenhados em folhinhas de árvores para que um dia amadureçam e dêem frutos. O mesmo aconteceu com as famílias em agosto... onde muitas participaram de uma tarde fria e chuvosa intitulada: A chave mágica! A programação do dia contava em propor tempo de qualidade em família, desligar um pouco da correria, ouvir sobre as coisas boas da vida que são de graça, lançar alguns desafios e ainda pais e filhos conversarem sobre seus sonhos: sonhos individuais e da família, escrevendo-os na árvore dos sonhos do projeto Vila Sesamo que ganharam em cartaz para fazerem os registros.
E então as professoras partiram para o sonho coletivo das crianças do CMEI... Que sonhos eles tinham para o CMEI? Ou melhor, que sonhos eles queriam viver no CMEI, o quintal cotidiano da vida deles, considerando que a maior parte de suas vidas durante o ano eles vivem nele... pois no CMEI brincam, brigam, dividem, se relacionam, se alimentam, são cuidados, dormem, sonham, expressam-se, formam-se e etc...
Abertas as conversas os sonhos mais votados foram 2: uma pista com looping e uma casinha na árvore! Ufa! Sonham pequeno essas crianças! Só que não! Mas é sonhando junto que sonho se torna realidade! Então, a equipe do CMEI Vila Osternack se empenhou na realização deste sonho... E que equipe foi essa? Uma equipe estendida, entre professoras, crianças, familias, conhecidos, vizinhos, empresas, parceiros, Secretaria de Educação, Fundação Sesame MetLife, Núcleo Regional Bairro Novo... tanta gente linda mobilizada para realizar os sonhos das crianças.
Foi um processo lindo! Famílias das crianças ajudaram na confeccção dos detalhes da casinha: toalhinhas, panelas, enfeites, relógio... Também na pista de carrinhos! Familiares das professoras trabalhando duro, duro mesmo, de sol a sol, de vento a vento, de chuva a chuva, porque quem mora em Curitiba sabe que é possível viver todas essas emoções num dia só! Professoras com mil ideias dando aquele gás para o sonho das crianças! Parceria sempre! Fica difícil agradecer a tantos envolvidos, mas é muito importante prestar agradecimentos aos maridos de algumas professoras que deram muito de si para a realização do sonho das crianças, e das professoras, diga-se de passagem, não é professora Geni Fogaça?!!! Vilmar, Sérgio (arquiteto da obra... rsrsrsss... dando aquele ajuste nos sonhos das crianças), Leopoldo, Claudio, Vitor (pai de criança que fez doações de eternite e madeira), Edilúcio ... e tantos outros que contribuiram. Agradecemos ainda as mamães que vieram no sábado voluntário ajudar a fazer a pista de looping! Professora Geni Fogaça por tanta dedicação e empenho na casinha e toda a equipe que se envolveu no processo!
Assim, na data de ontem (ensolarado, depois nublado dia de 16/10/2019 - Curitiba) foi inaugurada a Casinha na Árvore e a Pista de Looping! As crianças estavam eufóricas, mas as famílias também!
As 16 horas foi inaugurado o espaço, onde as crianças correram em disparada para brincar. O CMEI recebeu ainda a visita do Grover e da Bel, os personagens da Vila Sesamo que fizeram sucesso entre famílias e crianças. Após este momento de inauguração, foram ministradas 3 oficinas para as famílias. Em parceria com a Ely do programa Linhas do Conhecimento, as famílias saíram para uma conversa sobre a história do Bairro Sítio Cercado e após, participaram de uma oficina sobre os espaços públicos da cidade, fazendo desenhos, pinturas e mosaicos com vários materiais disponibilizados pela Unidade. Também participaram de uma oficina de confeccção de brinquedos com materiais recicláveis e de uma bonequinha guatemala chamada quitapena, uma bonequinha que quando confeccionada com a família traz sentimentos bons para as crianças. Estas produções todas: pinturas, mosaicos, brinquedos e bonequinhas farão parte da decoração da casinha evocando sentimentos de amor, acolhimento e pertencimento para as crianças.
E assim as crianças, famílias e professores perceberam que é possível sonhar, planejar e alcançar, principalmente quando se têm parceiros que acreditam nos seus sonhos. O CMEI Vila Osternack agradece sua grande rede de parceiros: Projeto Vila Sesamo (Rômulo), Secretaria Municipal da Educação (Marise Jeudy), Núcleo Regional de Educação Bairro Novo, Programa Linhas do Conhecimento (Ely), todas as Professoras, Famílias, Maridos e Crianças!
E que nunca faltem sonhos para sonhar e manter viva a chama da vida!
Autor:
Vila Osternack, CMEI
|
Fonte:
Dayanne Fabrilli Gomes de Oliveira Adams Evangelis