Sobre Criança e Natureza- Formação Continuada

    Publicado por:  Alessandra Ferreira

Sobre a criança e natureza


“O que passa dentro de uma escola? Dentro de uma sala de aula? Dentro de cada um? Do lado de dentro?
O que passa fora da escola? Fora da sala de aula? Fora de cada um? Do lado de fora?
O que passa do lado de dentro do quintal da escola?
Passa também, o direito de sentir, de ver, de viver, de experimentar, de descobrir, passa o direito, a se conectar, a se reconectar, a se encontrar, a se reencontrar com a natureza, que como diz Lydia Hortélio, é a verdadeira casa das crianças.
Passa a poesia de tanto vazio para encher e de tanta infância para viver."
(Tais Romero)

No último sábado pedagógico a equipe de professores do Cmei Nice Braga esteve em formação no Espaço Grimm sob a supervisão do paisagista ecológico Carlos. Através de vivências num espaço ecologicamente planejado para a aprendizagem se pode refletir sobre a relação da criança com a natureza e como isto estimula o desenvolvimento dos sentidos, desenvolvimento corporal e o senso de pertencimento e valorização da natureza.

"Há quem diga que desaprendemos a relação com os ritmos naturais do planeta, que vivemos isolados, que não conseguimos vivenciar a importância das estações e dos diversos climas para o equilíbrio do planeta.
Há quem diga que não ousamos o convívio com a chuva, ou que não conseguimos reter em nosso corpo um calor que nos possibilite apreciar o frio e que tudo isso vem nos distanciando cada vez mais da relação com o natural, do respeito e do entendimento da inteireza que deve ser a nossa vida.
Nós, contudo, dizemos que uma nova relação é possível, que podemos sim reaprender esta relação e mais, que somos imprescindíveis, enquanto cmeis, na construção de uma relação mais próxima, recheada de afeto e respeito dos nossos pequenos pelo natural.
É nisto que cremos! (Alessandra Ferreira).

Autor: Nice Braga, CMEI | Fonte: Alessandra Ferreira
00130631.jpg
espaço grimm
1/10